O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre suas portas hoje, dia 10 de novembro e vai até o dia 20 deste mês, com alguns parcos grandes lançamentos. São 540 veículos de 32 marcas, 120 expositores e oferece ao público mais de 1200 horas de entretenimento. Estima-se que 750 mil visitantes compareçam ao evento. Confira, a seguir, o que há de interesse para ver.
Texto: Pedro Damian
Fotos: Divulgação
AUDI
BMW
Trazendo ao pavilhão do São Paulo Expo modelos esportivos como o 430i Cabrio e o M140i com 350 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro deste ano, a BMW não economizou em veículos potentes. Quem visitar o estande da montadora poderá ver de perto o carro-conceito X2, que deve ser comercializado a partir de 2018. De acordo com o CEO do BMW Group Brasil, Helder Boavida, a ideia da companhia é oferecer, dentro de seus carros, tecnologia embarcada que possa conectar os veículos a tarefas do cotidiano, facilitando-as. “No Brasil, 80% dos nossos veículos já possuem SIM card próprio. A internet das coisas já não é novidade. Criamos carros que podem ajudar a encontrar lugares, evitar atrasos, tornar a vida mais prazerosa”.
CHERY
Este ano a Chery utiliza sua presença no Salão do Automóvel para apresentar a nova geração de veículos da montadora de origem chinesa. A partir do próximo ano, a marca passa a comercializar no Brasil o Tiggo 2 (SUV urbano, planejado para o 1º semestre), o Tiggo 7 (anteriormente conhecido como o carro-conceito TX) e o Arrizo 5 (2º semestre).
CHEVROLET
A Chevrolet anuncia no Salão a chegada da sexta geração do Camaro, nas versões cupê e SS Conversível. O esportivo vem com novo motor, um V8 de 6.2L de injeção direta com 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto o câmbio é de 8 marchas com sistema Active Select. O cupê chega às concessionárias em novembro, enquanto o conversível desembarca no primeiro trimestre de 2017.
CITROEN
A Citroën mostra Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Novo C4 Picasso que passou por uma atualização de estilo, será lançado no mercado brasileiro no início de 2017, nas versões com cinco e sete lugares. A nova minivan tem um conjunto mecânico baseado na motorização THP Turbo 165, que gera 165 cv de potência, caixa de câmbio automática sequencial de seis marchas equipada com Paddle Shifts.
FIAT
Um dos maiores destaques do último Salão de Paris, em setembro, o Fiat 124 Spider está sendo exibido pela primeira vez no Brasil no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O modelo presta tributo ao icônico Fiat 124 Spider de 1966, que trazia design marcante e diversão ao volante, características típicas dos carros italianos. O responsável pela diversão é o motor 1.4 litro turbo equipado com a tecnologia MultiAir, com potência de 160 cv a 5.500 rpm.
FORD
O lendário esportivo americano será lançado no Brasil, segundo anúncio da Ford, provavelmente no último trimestre de 2017, com entrega das primeiras unidades no começo de 2018. No Salão, estão sendo exibidas duas versões: o Shelby GT350R, carro homologado para as ruas mais próximo de um modelo de competição, e o Mustang GT conversível. Ambas são equipadas com motor V8, o aspirado mais potente.
HONDA
A Honda lança mundialmente no Salão do Automóvel o utilitário-esportivo compacto WR-V, que aumenta a família de SUVs da marca japonesa. O modelo foi desenvolvido no Brasil e traz uma carroceria compacta, amplo espaço interno, e características que devem atrair o público como baixo consumo de combustível e versatilidade. O WR-V será comercializado no Brasil no primeiro semestre de 2017.
HYUNDAI
Depois de fazer mistério durante meses, a Hyundai revelou hoje o novo SUV Creta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Produzido na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e com vendas previstas para o início de 2017, o modelo tem design exclusivo para o Brasil, com visual mais robusto. A marca coreana apresentou também o New Tucson, o utilitário esportivo produzido na fábrica de Anápolis (GO), com novos designs externo e interno.
A Hyundai reservou ainda para mostrar no Salão de São Paulo o novo Elantra, o sedã médio totalmente renovado, com linhas exteriores diferentes, sobretudo no conjunto ótico, na entrada de ar e nos vincos das laterais. Seu motor Flex NU 2.0 DOHC desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina.
JAGUAR
O Salão do Automóvel recebe pela primeira vez o superesportivo F-Type SVR, o mais rápido e potente veículo em produção da Jaguar, e desenvolvido visando as pistas. Com motor 5.0 V8 Supercharged recalibrado para desenvolver 575 cavalos, o modelo vai da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atingr os 321 km/h de velocidade máxima.
JEEP
Recém-lançado no mercado brasileiro, o Compass é a atração maior da Jeep no Salão do Automóvel. O novo modelo une design, tecnologia, desempenho e sofisticação, além de ter grande foco em segurança. Nesse quesito, destaque para itens importantes como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp).
KIA
A Kia trouxe vários modelos renovados no salão, com destaque para o Cerato. De perfil elegante, o sedã conta com equipamentos atualizados, cabine espaçosa e motor de alta tecnologia que oferece significativa economia de combustível. As principais atualizações do Cerato, agora fabricado no México, foram no design: o sedã apresenta novos desenhos nos para-choques, na grade frontal, nas lâmpadas dos faróis, no capô e nas rodas de liga-leve.
LAND ROVER
A grande atração do estande da Land Rover é o novo Discovery, apresentado há pouco mais de um mês no Salão de Paris. O SUV britânico foi totalmente remodelado. Mais leve e luxuoso, é capaz de transportar seus ocupantes confortavelmente em todos os tipos de terreno e tem altíssima tecnologia embarcada.
LEXUS
A Lexus mostrou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, considerado pela marca o futuro do design e do que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo. É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.
Outro modelo que segue as características da tecnologia híbrida é o conceito LF-FC, o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Com alta tecnologia, seu console central, por exemplo, pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções.
MASERATI
De volta ao Salão do Automóvel com estande próprio, o que não acontecia desde 2010, a Maserati aproveita a oportunidade para lançar em território brasileiro o primeiro SUV já criado pela marca italiana, o Levante, já à venda com exclusividade pela Via Itália. O automóvel chega em duas configurações de motor, 350 cv e 430 cv, e em duas opções de acabamento, Luxury e Sport. O preço no mercado brasileiro vai de R$ 640 mil a R$ 740 mil, dependendo das configurações desejadas.
MERCEDES-BENZ
Finalmente a marca alemã trouxe para o Salão do Automóvel de São Paulo o que é considerado o “Rolls-Royce alemão”. Equipado por um motor V8 biturbo de 4.6 litros que gera 455 cv de potência e 700 Nm de torque, o Mercedes-Maybach S 500 acelera de 0 a 100 km/h em cinco segundos. Com tração traseira e transmissão automática 9G-TRONIC, ele também oferece excepcional eficiência energética e conforto de rodagem.
MITSUBISHI
O principal destaque da Mitsubishi é nova versão da L200 Triton: a Sport. A picape de uso misto (off-road e urbano) mais vendida da marca está na sua quinta geração, principalmente por conta de seu novo motor, confeccionado em alumínio. A All New L200 Triton Sport é produzida na fábrica da Mitsubishi em Catalão (GO) e está disponível em três versões: L200 Triton Sport HPE Top, L200 Triton Sport HPE e L200 Triton Sport GLS, todas com visual renovado. A nova picape vem equipada com o moderno motor 2.4, turbo diesel, em alumínio, de 190 cv, permitindo a redução de seu peso em 30 quilos. O câmbio automático tem cinco velocidades e o sistema de tração é o Super Select II, que segundo a Mitsubishi é o mais completo do mercado: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. Ao todo, a L200 Triton Sport permite até 20 combinações de marcha.
NISSAN
Os destaques da Nissan ficam por conta da nova Frontier, picape da linha 2016, chega nas opções com câmbio manual de seis velocidades e automática de cinco velocidades. A versão, que ganhou a opção automática no ano-modelo anterior, passa a contar agora com uma central multimídia integrada com o sistema de navegação e câmera de ré. Tem motor turbodiesel 2.5, 16V, de 190 cv.
O Nissan Kicks, comercializado no mercado nacional na versão SL, vem equipado com avançados equipamentos como a câmera 360º e o Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection), sistemas que utilizam quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e ajudar a alertar sobre perigos que não tenham sido notados.
A marca japonesa também mostrou seu protótipo GT para a próxima geração: o Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, com design futurista e alta tecnologia.
PEUGEOT
O carro-conceito, baseado mecanicamente no 2008 THP, é um exercício de criatividade automotiva desenvolvido pelos engenheiros da marca francesa. Para começar, uma customização a mão foi aplicada no modelo, para torná-lo mais exclusivo. Outros incrementos foram pensados para dar um viés esportivo, como a inclusão de um conjunto de rodas 18” Lithium criadas pela Peugeot Sport, com acabamento preto acetinado e toque azul.
PORSCHE
A Porsche apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a nova geração do Panamera, representado pela versão Turbo, e o Cayenne S E-Hybrid. O novo Panamera desenvolve até 550 cv com motor turbinado, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Seguindo a tendência da tecnologia de propulsores híbridos, o Cayenne S E-Hybrid conta com um motor V6 sobrealimentado e uma unidade elétrica. Combinados os motores produzem 416 cv de potência.
RENAULT
A francesa Renault também elegeu os SUVs como destaque desta edição do Salão do Automóvel, lançando três modelos: a Captur, SUV com itens como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave-cartão hands free, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série; Koleos, SUV premium de grande porte, e o SUV urbano compacto Kwid. A Captur tem pré-venda a partir do evento e vendas efetivas começando em fevereiro de 2017. A marca mostrou ainda dois novos motores: 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros e 1.6 SCe, que têm como destaque o baixo consumo de combustível.
SUBARU
A Subaru apresenta durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016, importantes evoluções nos modelos Forester, XV e Outback. Essas novidades ampliam ainda mais os consagrados padrões de esportividade, segurança, conforto e tecnologia presentes nos modelos da marca.
SUZUKI
Com a proposta de oferecer ao mercado carros para asfalto e trilhas, com presença maciça de modelos com tração nas quatro rodas, a Suzuki apresenta como novidades do Salão do Automóvel 2016 o novo S-Cross com motor 1.4L turbo, sistema start-stop – que desliga o carro quando parado nos semáforos economizando energia – e tração AllGrip.
Já o Jimny Canvas, carro-conceito da marca, possui capota removível, ideal para viagens de lazer e atividades off-road. As linhas do veículo no mercado, fabricados no Brasil são Jimny 4All, Jimny 4Sport, Jimny 4Work e o Jimny 4Work Off Road.
TOYOTA
A grande estrela da Toyota no Salão do Automóvel é o crossover compacto C-HR, na versão concept. Assim como a quarta geração do híbrido Prius, o C-HR faz uso da nova plataforma global da marca, a TNGA (Toyota New Global Architecture), que proporciona maior rigidez do chassi, aumenta o silêncio a bordo, garante melhor dirigibilidade e elevado nível de conforto. Seu estilo resulta em excelente desempenho aerodinâmico e privilegia a segurança dos pedestres.
VOLKSWAGEN
Em meio a vários concept-cars, o destaque da marca alemã no Salão acaba sendo a picape Amarok reestilizada. A tecnologia dá o tom no modelo, que traz avançados sistemas de infotainment e é capaz de espelhar o celular com as plataformas Mirrorlink, Google Android Auto e Apple Carplay. Outro aspecto renovado foi o interior, com acabamento de veículos de luxo e um novo instrumento combinado “Premium Color”, que apresenta tela colorida 3D de 3,5”.
salao-do-automovel-2016
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 a 20 de novembro
Horários: 10/11 – 14h às 22; 11 a 19/11- 13h às 22h; 20/11 – 11h às 19h.
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô) www.salaodoautomovel.com.br