Não é de hoje que o Palmeiras se depara com o Santos numa reta final de torneio e acaba tropeçando diante do arquirrival. Desde 2013, as duas equipes protagonizaram quatro decisões, com vantagem para o Santos que venceu três, e todas elas terminaram em disputa de pênaltis.
Na semifinal do Paulista deste ano, os santistas venceram por 3 a 2, nos pênaltis, e avançaram à final. No ano passado, o Palmeiras ficou com o título da Copa do Brasil ao bater o Santos por 4 a 3, na disputa de pênaltis. Ainda em 2015, as equipes se enfrentaram na final do Campeonato Paulista, e o alvinegro praiano foi campeão ao vencer por 4 a 2, também nas penalidades.
Desta vez, a disputa não tinha como ser decidida por penais, mas mesmo assim o Santos deu um jeito de atrapalhar o alviverde. Vitória por 1 a 0, que, para mim, não tira o título do Palmeiras, mas posterga a data de confirmação de que o alviverde será campeão. Além disso, liga um estado de alerta na equipe, que tem uma dura sequência de jogos difícil e não pode seguir tropeçando.
A cinco rodadas para o término da competição, o Palmeiras ainda tem uma rodada de folga em função dos cinco pontos de vantagem que tem sobre o Flamengo. Duvido muito que não seja campeão.