Há bastante tempo as grandes cidades brasileiras sofrem com problemas de trânsito e estudam soluções para o tráfego e até meios de reduzir o número de veículos nas ruas, como por exemplo o rodízio das placas em São Paulo.
As montadoras também não ficaram imóveis em relação a este assunto que envolve não só o estresse dos habitantes em relação à mobilidade, como a qualidade de vida e do meio ambiente. Uma das recentes soluções apresentadas pelas grandes fábricas é o compartilhamento de carros entre seus colaboradores.
Como o aluguel de carro, que já é um serviço estável e extrememente eficiente em todo o mundo, as marcas estão colocando em prática um novo conceito relativo a locação, que chega em parceria com a tecnologia dos aplicativos para aparelhos móveis.
Uma das pioneiras é a Ford, que lançou recentemente no Brasil o seu programa de compartilhamento. A ideia já está em fase de testes na fábrica de São Bernardo do Campo, região metropolitana da capital paulista. Três unidades do modelo Focus Fastback estão disponíveis para os funcionários da companhia durante os finais de semana e feriados. O aluguel sai por R$ 87,50 a diária e o valor é debitado diretamente na folha de pagamento.
Um aplicativo para smartphone é o canal de comunicação entre a montadora e os funcionários. Basta baixar e solicitar o carro. E pelo visto o programa já tem sucesso garantido. Segundo Marcel Bueno, gerente de marketing da Ford, a busca pelo serviço é grande. “Desde que começamos, o acesso ao aplicativo aumentou em 10 vezes. Já temos todos os veículos reservados para os finais de semana dos próximos dois meses”; afirma o executivo.
A princípio, o programa vai durar seis meses. A Ford pretende aumentar o número de carros e implantar a novidade em outras unidades da montadora no Brasil. A ação para o público já existe em alguns países europeus, mas é pioneira na América Latina.
Em junho deste ano a concorrente GM também lançou o Maven, um programa semelhante que já funcionava com êxito em algumas cidades dos Estados Unidos. Os automóveis da marca podem ser alugados pelos funcionários da montadora de São Caetano do Sul, em São Paulo, por horas fracionadas ou por tempo integral, com custos específicos para cada escolha. Os preços sugeridos são de R$ 35/ hora ou R$ 210/ diária, tarifas do modelo Cruze, com combustível e seguro incluídos.
No Marven a reserva do carro também é feita através do aplicativo onde o usuário pode resolver o aluguel do começo ao fim, sem a necessidade de nenhum funcionário para atendê-lo. O app mostra a hora e o local que o veículo estará à disposição do motorista, destrava o carro, que já contém a chave no seu interior, e confere o horário da retirada e devolução. A fabricante afirma que, ainda neste ano, seguirá com os testes para o público de um condomínio, com outros modelos da marca e variados preços.
A ideia da GM é implantar o programa como solução para empresas, universidades, condomínios residenciais e comerciais, além de usuários comuns, com estacionamentos em locais específicos para retirada dos carros, da mesma forma que está funcionando nos Estados Unidos.