A Ford trouxe para o Brasil o seu premiado motor EcoBoost, tecnologia essa que já existia na Europa em toda sua linha e que chegou ao Brasil, acompanhando a tendência de downsizing, ou seja, de motores menores, mais potentes e menos poluentes.
O Fiesta foi lançando em 2011 no Brasil, importado do México e em 2013 começou a produção nacional em São Bernardo do Campo, nas versões 1.5 com transmissão manual e 1.6 com opção de manual ou automatizada.
Agora em 2016, chega esse tão esperado motor, com 125 cv (o mais potente da categoria, vale lembrar que HB20 e Up tem 105 cv e todos são turbo), três cilindros, duplo comando variável de válvulas e movido exclusivamente a gasolina. Soma-se à essa potência o torque de 17,3 kgfm , acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 segundos.
O que esperar desse motor?
um excelente desempenho, que foi o que ele mostrou quando o dirigimos na estrada. Uma agradável surpresa para um motor 1.0, que, se o motorista não souber, dificilmente vai acreditar. Me surpreendeu positivamente o silêncio do motor,visto que motores 3 cilindros vibram bastante por terem número ímpar dos mesmos, faltando equilíbrio para a estrutura.
No Fiesta ele é bem silencioso e tem retomadas muito boas, tanto na estrada quanto na pista, ocasião em que pudemos andar dentro do autódromo Velocittà. Claro que é um carro de rua, mas não faz feio na pista.
Com relação a seu “irmão” motor 1.6, ela leva vantagem exatamente por entregar 90% do torque a 1500 rpm, sendo assim potente e econômico ao mesmo tempo. A fábrica informa que ele faz 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina.
Para quem esperava uma boa “briga” de mercado entre os carros 1.0 de cilindros turbo, em minha opinião, o posicionamento de mercado dele vai atrapalhar um pouco, pois ele chega apenas na versão Titanium , com todo o aparato da mesma (sistema de partida sem chave, 7 airbags, chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital). No entanto, falta a tela multimídia, tendência esta que vem sendo apresentada pela concorrência.
Preço: R$ 71.990,00
A linha 2017 mudou e ficou assim:
os preços são os seguintes:
Fiesta SE motor 1.6 transmissão manual de 5 velocidades R$ 51.990,00
Fiesta SEL motor 1.6 transmissão manual de 5 velocidades R$ 58.790,00
Fiesta SEL motor 1.6 transmissão sequnecial de 6 velocidades R$ 64.990,00
Fiesta Titanium Plus 1.6 transmissão sequencial de 6 velocidades R$70.690,00
Fiesta Titanium Plus 1.0 3 EcoBoost transmissão sequencial de 6 velocidades R$71.990,00
Cabe agora a análise do consumidor para avaliar se vale a pena esse investimento.