Com a contínua queda de vendas no mercado, a Fiat decidiu lançar um novo modelo, que , por sinal, já estava sendo preparado mas que seria apresentado só mais tarde, junto com uma nova motorização, o 1.0 três cilindros que está sendo desenvolvido e adaptado à tecnologia flex. Uma tecnologia que, no mercado brasileiro, se tornou indispensável para qualquer montadora que ambicione números consistentes de vendas.
Assim surgiu o MOBI, que tem como como destaque uma plataforma inteiramente nova (naturalmente a ser utilizada, em sua concepção modular, para outros modelos) e de peso bem reduzido, embora sem que, para atingir esse ambicioso objetivo, tenha sido necessário renunciar à sua robustez torcional.
O intenso trabalho da engenharia da Fiat na redução de peso, que naturalmente se estendeu a todos os componentes, teve, como desfecho, uma marca de apenas 907 kg. Isto permite ao MOBI um desempenho à altura, mesmo com o motor 1.0 quatro cilindros de 75 cv conjugado com um câmbio de 5 marchas. Um conjunto, herdado de Palio e Uno, que tem uma função transitória e será usado até a chegada do motor 1.0 três cilindros.
Pelo resto, a suspensão repete, em seu conceito, a positiva concepção de Palio e Uno, naturalmente adaptada a um comprimento total de apenas 3,56 metros e largura de 1,63 metros. Na frente temos o conhecido esquema McPherson e na traseira um eixo de torção, sendo que os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira. A sensação, numa breve tomada de contato realizada nas ruas e avenidas de São Paulo, foi de um trabalho muito bem feito.
Quanto ao design, feito para se destacar no conjunto de carros pequenos e apelo eminentemente urbano que tem sido recentemente lançados, agrada, mas aí se trata de uma opinião puramente pessoal.
De qualquer forma, o caráter jovem do MOBi é ressaltado pelas cores escolhidas e promete achar facilmente sua fatia de mercado. Um dos detalhes que provavelmente agradará o público é a versatilidade do pequeno porta-malas, onde surgem soluções inteligentes para uma utilização bem racional do espaço e a abertura de 90 graus da porta traseira.
Como todos os demais carros deste segmento, a começar pelo Up! da VW, embora homologado para 5 pessoas sua utilização normal é para 4. E é nesse contexto que, em minha opinião, deve ser julgado.
Os preços e versões são: