Hoje terá festa em Madri. A conclusão da Champions League, opondo no campo neutro de San Siro, em Milão, Atletico Madrid e Real Madrid fará a felicidade de uma das duas torcidas da capital espanhola e portanto a festa é assegurada.
O que ninguém sabe, a menos que o prognóstico seja ditado por preferências clubísticas, é quem será o vencedor, já que à maior categoria do elenco do Real Madrid em seu todo se opõe a coesão e o incrível espírito de luta do Atletico. Nisso o papel do técnico Simeone ocupa parte preponderante tendo sido um dos fatores que propiciaram ao Atletico eliminar antes o rival Barcelona e depois o Bayern. Duas vitórias que muita gente não esperava mas que mostraram como um time pode superar seus limites puramente técnicos e alcançar resultados que lhe pareciam, no papel, negados de antemão.
Num jogo único isso é ainda mais importante e assim sendo, em minha opinião, não existe favorito para o jogo deste sábado. Será, sob um aspecto, um verdadeiro jogo de xadrez entre Simeone e Zidane e do desfecho dessa preparação pode depender parte do resultado final. O que se pode prever é que será um jogo arduamente disputado e que, a seu final, jogador algum poderá ser acusado de não ter exaurido em campo todas as energias de que dispunha.
Desejar que vença o melhor é, mais do nunca, esperar o óbvio…