Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaSubaru

Subaru completa 50 anos do motor boxer

por Claudio Carsughi 27/05/2016
por Claudio Carsughi 27/05/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

SUBARU_1000__primeiro_Subaru_com_motor_Boxer___Baixa_Resolucao
A SUBARU comemora, neste mês de maio, os 50 anos do lançamento do primeiro modelo da marca equipado com motor Boxer, que se caracteriza pelos cilindros horizontalmente contrapostos e já produziu mais de 16 milhões de veículos equipados com motor Boxer nas últimas cinco décadas.
Motor_SUBARU_Boxer___Imagem_01___Baixa_resolucao
O modelo SUBARU 1000, lançado em 14 de maio de 1966, foi o primeiro automóvel de passageiros da SUBARU a sair de fábrica com o motor Boxer. Desde então, a marca tem trabalhado intensamente para ampliar ainda mais as vantagens e modernizar a motorização Boxer.

No Brasil, toda a atual linha de veículos SUBARU, importada e comercializada com exclusividade no Brasil pela CAOA, conta com os significativos benefícios e a alta performance dos motores Boxer.

Motor_SUBARU_Boxer___Imagem_02___Baixa_resolucao
O elevado nível de tecnologia presente nesse tipo de motorização é amplamente reconhecido no mercado brasileiro. Um exemplo disso é a recente conquista do modelo SUBARU Forester Sport, equipado com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm), que recebeu a nota máxima “A”, indicando o menor nível de consumo de combustível na categoria “Grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, Conpet.

SUBARU_Legacy___Baixa_Resolucao

Sobre o motor Boxer

A origem do termo “Boxer” remete aos movimentos realizados pelos boxeadores, uma analogia entre o movimento executado pela dupla de pistões e os golpes deferidos por um praticante desse esporte.No motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando.
Além disso, outra vantagem do motor Boxer, quando comparado com os propulsores de construção em “linha” ou em “V”, é o seu baixo centro de gravidade,proporcionado pelas suas dimensões compactas e distribuição equilibrada de peso. O baixo centro de gravidade aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em altas velocidades e curvas rápidas.
O motor Boxer, associado ao sistema da SUBARU denominado
Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), oferece a combinação entre estabilidade superior e elevada capacidade da tração 4×4, obtida pela sua equilibrada distribuição de peso, o que resulta em melhor dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno.

boxerCAOACarsughiConpetLegacyMotor boxerSubaruSubaru 1000Subaru Forester
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Festa em Madri !
Próximo
E deu Real Madrid

Você também pode gostar...

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto