A Toyota apresentou a linha 2017 do Etios renovada e pronta para a briga com seus principais concorrentes, Onix e HB20 no segmento dos compactos.
Lançou para o mercado brasileiro a família de motores dual VVT-i, fabricados na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo e estes ganharam potência em relação aos modelos anteriores.
O motor 1.3 passou de 90 cv para 98 cv e o motor 1.5 passou de 96 cv para 107 cv.
Esse ganho de potência é sentido ao guiar o carro.
Avaliamos primeiramente o motor 1.5 na versão XS(intermediária), fazendo um trecho urbano, onde ele responde muito bem, é bastante silencioso, pois a Toyota incrementou o isolamento acústico aumentando a espessura do pára-brisa e dos vidros dianteiros. Espaçoso, confortável, grande porta-malas(562 litros), agora com novo painel de instrumentos mais moderno e interativo onde todas as informações podem ser acessadas pelo volante nessa versão. Dados interessantes foram adicionados a esse painel como velocímetro digital, mapas de consumo de combustível com informações a cada um minuto ou a cada cinco minutos, modo Eco de direção e uma novidade muito interessante: o computador de bordo calcula quanto foi gasto em reais de combustível, desde que o motorista coloque no painel o preço quando abasteceu.
Malagrine
Quando fomos para a estrada , no plano esse motor continuava a responder como na cidade, porém nas subidas senti falta de mais marchas pois esse câmbio vem da linha Corolla com apenas 4 marchas. Já o outro que avaliamos era a versão de entrada , X e motor 1.3 automático. Para mim, esse é “o carro”, com uma série de equipamentos de série como vidros elétricos na frente e atrás, porta-malas elétrico, ar condicionado, chave tipo canivete e com esse câmbio ele responde muito bem ao comando do motorista tanto na estrada como na cidade.
Espaçoso em seu interior, acomoda muito bem passageiros no banco de trás, inclusive já com 3o encosto de cabeça no meio e cinto de segurança de 3 pontos, antecipando-se à nova norma que ainda entrará em vigor e Isofix para fixação de cadeiras infantis.
Para esse motor o câmbio automático caiu como uma luva e com certeza será um forte concorrente entre os compactos. Com essas mudanças o Etios passa a ser o primeiro carro que oferece transmissão automática em todas suas versões.
A outra novidade é que o câmbio manual agora ganhou a 6a marcha visando maior conforto e economia de combustível.
Os preços são os seguintes:
HATCHBACK:
X 1.3L 16V manual R$ 43.990,00
X 1.3L 16V automático R$ 47.490,00
XS 1.5L 16V manual R$ 48.995,00
XS 1.5L 16V automático R$ 52.495,00
XLS 1.5L 16V manual R$ 53.895,00
XLS 1.5L 16V automático R$ 57.395,00
Cross 1.5L 16V manual R$ 57.395,00
Cross 1.5L 16V automático R$ 60.895,00
SEDÃ:
X 1.5L 16V manual R$ 48.495,00
X 1.5L 16V automático R$ 51.995,00
XS 1.5L 16V manual R$ 51.695,00
XS 1.5L 16V automático R$ 55.195,00
XLS 1.5L 16V manual R$ 56.795,00
XLS 1.5L 16V automático R$ 60.295,00