Havia muita curiosidade em experimentar o Audi A3 agora fabricado por estas bandas e naturalmente compará-lo com a versão antigamente importada. Para isso escolhemos o A3 na sua versão mais “comportada”, isto é com motor 1.4 turbo (existe também a versão com motor 2.0 turbo), e chegamos à conclusão que a “brasilianização” do carro não lhe tirou o apelo que o importado tinha, embora existam algumas diferenças que devem ser notadas.
Assim a primeira, e mais evidente, é o motor flex, o que, permitindo usar álcool em lugar de gasolina, pode atrair novos interessados. E este motor não apresenta aquelas hesitações em baixíssima velocidade (ao redor de 10 km/h, como ocorre nos estacionamentos, por exemplo) que estão presentes em muitas versões flex de motores anteriormente alimentados com gasolina.
Conheça também a opção do motor 1.4 TSi
Paralelamente o carro foi elevado em 10 mm, o que ajuda bastante nas ruas e estradas brasileiras, bem diferentes (infelizmente) das perfeitas auto-bahn alemãs, para evitar raspar o piso. Sem que isto prejudique, de forma perceptível, a boa estabilidade do carro que se porta bem e somente muito perto do limite pode indicar ao piloto expert a alteração ocorrida. Alteração, por sinal, que ocorreu também na suspensão traseira, onde o sistema multi-link cedeu o lugar a uma solução mais tradicional (e mais barata).
No computo geral a elevação do carro aumentou um pouco o Cx do veículo, o que comporta redução de desempenho e aumento de consumo. Mas isso ocorre de forma tão insignificante que somente com precisos instrumentos de medição pode ser quantificado. E não é percebido por nenhum usuário.
Pelo resto, o motor, agora com 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm, acoplado ao bom câmbio Tiptronic de 6 marchas e ao peso de apenas 1.240 kg, confere ao carro um desempenho excelente. A Audi anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 8″8 e velocidade máxima de 215 km/h, mais que suficientes, se o motorista não tomar muito cuidado, para fazer coleção de multas. Pois este Audi convida a andar rápido, sem, com isso, reduzir o conforto, sobretudo graças aos bancos que acolhem muito bem o corpo e à acertada posição de dirigir. Tanto o banco como o volante, regulável em altura e profundidade, são os responsáveis por isso.
O acabamento é muito bom, os equipamentos de conforto (como, por exemplo, os sensores de luz e chuva) numerosos e a segurança incrementada por airbags frontais e laterais (para o motorista existe ainda um airbag de joelho). Além de muitos outros dispositivos, como os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e a câmara de ré que se levanta de sua posição de repouso quando a ré é engatada, que tornam muito agradável dirigir este Audi A3.
Enfim, para quem puder comprá-lo, será bem gostoso tê-lo na própria garagem.
o preço desse carro começa em R$ 99.990,00.