De vez em quando o Campeonato Alemão, pouco acompanhado pela maior parte dos brasileiros, proporciona aos torcedores algumas surpresas, que chegam a despertar grande expectativa e, mais tarde, decepcionam, voltando à velha normalidade.
Na temporada passada, o Borussia Mönchengladbach era uma grande sensação, superando rivais como o Borussia Dortmund, que começou muito mal o campeonato e, quando acordou, já era tarde para disputar uma vaga na Champions League. Além disso, o Mönchengladbach chegou a um respeitável terceiro lugar na tabela, conseguindo vaga direta para a fase de grupos do maior torneio da Europa.
Por outro lado, só no início dessa temporada, já sofreu quatro derrotas nos quatro jogos que disputou pelo Campeonato Alemão; levou onze gols e marcou apenas dois; inclusive, saiu humilhado no duelo dos Borussias, na primeira rodada da competição. No jogo de ontem, frente ao Hamburgo, voltou a apresentar as mesmas falhas das partidas anteriores; o time visitante cravou 3-0 no placar e poderia ter feito mais, caso não quisesse fechar a conta no início da etapa complementar.
Agora, resta a dúvida do que podemos esperar do Borussia Mönchengladbach para essa Champions League. Será que pode nos surpreender num grupo que tem Juventus, Manchester City e Sevilla? Para quem não se lembra, o Borussia Dortmund, na temporada passada, ficou bom tempo entre os últimos colocados da tabela do Alemão e chegou às oitavas, sendo eliminado pela Juventus. Ou seja, nem tudo o que acontece nos pontos corridos pode ser refletido no mata-mata.