Neste fim de semana, em Indianapolis, recomeça o mundial de moto, após a tradicional pausa de verão. Foram disputados 9 GPs e faltam mais 9 para concluir a temporada e saber quem será o campeão de 2015. A luta, pela lógica, está restrita aos dois pilotos da Yamaha, o líder Valentino Rossi e o vice-líder Jorge Lorenzo. Rossi tem 179 pontos e Lorenzo 166, enquanto o atual bi-campeão, Marc Marquez,está distanciado 65 pontos de Rossi e será extremamente difícil que possa intrometer-se na disputa.
Neste momento, a impressão que se tem é que Marquez, ao menos para Indianapolis, tem a moto melhor, juntamente com seu companheiro na equipe Honda, o também espanhol Pedrosa. E assim uma sua eventual vitória, observando também seu favorável retrospecto nesta pista, não deverá causar surpresa alguma.
Pode-se até imaginar que Marquez tentará apenas vencer, mesmo que para isso tenha que arriscar-se mais que o normal, pois não tem nada a perder, enquanto Rossi e Lorenzo protagonizarão uma luta particular, com vistas ao campeonato.
Também do ponto de vista psicológico a posição de Marquez é ótima, pois ele gosta do traçado enquanto Lorenzo, e especialmente Rossi, não o apreciam muito. Como, aliás, tem insistentemente declarado em todas as entrevistas. Mas isto não significa que teremos um GP monótono, muito pelo contrário, excetuando-se uma eventual queda de algum protagonista, teremos emoção até a bandeirada final.