Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Dentre as equipes da capital paulista, apenas o Corinthians saiu vitorioso na noite da última quarta-feira! Isso porque o São Paulo não resistiu à pressão do caldeirão verde e branco na Colômbia e o Palmeiras, que quando joga sem o Valdívia é uma equipe que briga por título da Serie B, na bela cerimônia de reinauguração de seu novo estádio, jogou muito mal e apenas três pontos o separa da zona de rebaixamento.
O Corinthians viajou até Belém para enfrentar o Goiás, que era o mandante da partida, mas quem lotou as arquibancadas foi a torcida alvinegra. Na primeira etapa, vimos um Corinthians que não acertava o último passe, chegava ao ataque com pouco perigo. Sentia a falta de Guerrero e por isso o resultado de 1-0 foi uma goleada para a equipe de Mano Menezes. O Goiás, por sua vez, não demonstrava vontade durante todo o primeiro tempo, pois como não briga por nada no campeonato, jogava apenas para cumprir tabela. No segundo tempo, com a entrada de Danilo para cadenciar a bola no campo de ataque, o Timão soube administrar o resultado, que só não foi maior porque Luciano desperdiçou muitas chances.
Após conseguir o adiamento da partida para a noite de ontem, graças a um erro absurdo da defesa são paulina, o Nacional de Medelin fez valer o mando de campo e garantiu a vitória no jogo de ida. Na etapa inicial, Kardec se machucou e o São Paulo oscilava: quando apertava a marcação, equilibrava a partida e chegava a assustar o oponente. Mas o adversário era melhor, finalizava à meta de Rogério Ceni com mais perigo. Além disso, o arqueiro tricolor, embora tenha participado da lambança do sistema defensivo, foi o grande responsável por assegurar o resultado de 1-0, sem contar com a má pontaria dos atletas do Nacional.
O Palmeiras podia perder qualquer jogo no ano, menos este. Estádio com 35.939 pagantes e linda festa até o princípio da partida. O espetáculo ficou apenas nas arquibancadas, porque o primeiro tempo foi chato. O time alviverde tinha a posse de bola e não sabia o que fazer com ela. Não tinha Valdívia para deixar o companheiro em boas ou condições ou para fazer Magrão trabalhar. A etapa final não foi diferente; tentava pelo jogo aéreo e nada. Depois, Ananias estreou as redes da nova arena e Patrick fechou a noite com um golaço. Este duelo foi a maior prova de que o Palmeiras é refém do Valdívia.
O Corinthians dorme no G-4 e torce para um tropeço do Grêmio diante do Cruzeiro na noite de hoje. O Palmeiras vai secar a rival Chapecoense para a sua situação não ficar ainda mais delicada. O São Paulo decidirá a vaga para final no Morumbi e visto que o resultado em Medelin fora muito magro, a classificação para a grande decisão ainda está em aberto.