Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
A rodada do último fim de semana nos proporcionou resultados muito interessantes, que terão grande influência nessa reta final do Campeonato Brasileiro. Vimos, no sábado, um Palmeiras que não briga por nada, assim como o Santos. A diferença entre os dois clubes é que o alvinegro tinha a chance de disputar uma vaga na Libertadores e desperdiçou, enquanto o time da capital se esforçava apenas para ficar na divisão principal, único “título” que o fraco elenco pôde conquistar nessa temporada. Mudanças deverão acontecer nos grupos das duas equipes. Com certeza aparecerão reforços no clube alviverde e, se Paulo Nobre pretende manter a base do elenco, vejo que continuará apostando nos mesmos erros. Já a equipe de Robinho acumula quatro jogos sem vencer e, com os resultados ruins nas últimas rodadas, é muito provável que Enderson não seja o treinador do Peixe em 2015.
O Corinthians venceu o clássico em sua casa e mantém 100% de aproveitamento contra os rivais em Itaquera. Além desse dérbi, tivemos um fervoroso Gre-Nal no qual o Grêmio soube valorizar o mando de campo e goleou a equipe colorada, além de jogá-la para a sexta colocação da tabela. A meu ver, hoje restam apenas duas vagas seguem em aberto para a Libertadores, pois Cruzeiro e São Paulo dificilmente serão ultrapassados e o Atlético-MG – mesmo que seja o vice da Copa do Brasil- ganhará a vaga, visto que a Raposa estará garantido em algumas rodadas. A briga pelas últimas duas fica entre Corinthians, Grêmio, Inter e Fluminense: disputa acirradíssima.
Tão tensa quanto a luta pelo G-4, é a clamorosa situação do Botafogo. Disputará 15 pontos diante de Fluminense, Figueirense, Chapecoense, Santos e Atlético-MG. em outras palavras, todo confronto será encarado como direto. Nessa altura do campeonato, o rebaixamento não causaria espanto a ninguém.