Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
GeralIndustria AutomobilisticaVolkswagen

Up! automatizado, uma nova opção

por Claudio Carsughi 13/05/2014
por Claudio Carsughi 13/05/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Up ters quartos frente

Completando a gama da linha Up! a Volkswagen apresentou recentemente a versão com câmbio automatizado, destinada, como de hábito com este tipo de acionamento, a quem não gosta de usar a embreagem, ou por preguiça ou por trafegar o tempo todo em ruas congestionadas.

Up Câmbio

Em nosso período de teste, o carro se portou exatamente como se previa, acusando, já no computador de bordo, um consumo ligeiramente superior ao da mesma versão com câmbio mecânico. Isto se deve à dificuldade de “pular” alguma marcha, como, por exemplo, na saída de um semáforo passar diretamente da primeira para a terceira. Ou, vendo à distância que o semáforo está no vermelho, colocar o câmbio em ponto morto. Todos pequenos “truques” que ajudam a economizar combustível, ajudados nisso pela pronta resposta do motor e pela facilidade em funcionar aparentemente com um mínimo de atritos.

Up tras

Na utilização normal, buscando um certo desempenho, a troca de marchas ocorre com algumas hesitações no acionamento eletrônico do câmbio. Já quando se busca uma pilotagem que privilegie a redução de consumo, as trocas demoram, como acontece, de forma muito evidente, da primeira para a segunda. Em suma, a impressão que me ficou, foi de uma falta de melhor acerto no programa eletrônico que gerencia este tipo de câmbio.

Para mim, mas esta é uma opinião estritamente pessoal, o excelente câmbio mecânico da VW é insuperável, e não se justifica gastar mais para deixar de acioná-lo.

Up ters quartos frente

Pelo resto, este Up! automatizado tem todas as qualidades de seu irmão equipado com câmbio mecânico: um motor de respostas prontas e boa curva de torque, estabilidade à altura das necessidades de um carro de turismo e frenagem eficiente. O item acabamento é obviamente idêntico, bem como o espaço interno, pelo que seu sucesso vai depender da resposta do mercado. Aliás, como ocorre com qualquer carro…

Cãmbio automatizadoUp!VolkswagenVW
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
É Formula Mercedes
Próximo
Cruzeiro: é tudo ou nada!

Você também pode gostar...

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados