Completando a gama da linha Up! a Volkswagen apresentou recentemente a versão com câmbio automatizado, destinada, como de hábito com este tipo de acionamento, a quem não gosta de usar a embreagem, ou por preguiça ou por trafegar o tempo todo em ruas congestionadas.
Em nosso período de teste, o carro se portou exatamente como se previa, acusando, já no computador de bordo, um consumo ligeiramente superior ao da mesma versão com câmbio mecânico. Isto se deve à dificuldade de “pular” alguma marcha, como, por exemplo, na saída de um semáforo passar diretamente da primeira para a terceira. Ou, vendo à distância que o semáforo está no vermelho, colocar o câmbio em ponto morto. Todos pequenos “truques” que ajudam a economizar combustível, ajudados nisso pela pronta resposta do motor e pela facilidade em funcionar aparentemente com um mínimo de atritos.
Na utilização normal, buscando um certo desempenho, a troca de marchas ocorre com algumas hesitações no acionamento eletrônico do câmbio. Já quando se busca uma pilotagem que privilegie a redução de consumo, as trocas demoram, como acontece, de forma muito evidente, da primeira para a segunda. Em suma, a impressão que me ficou, foi de uma falta de melhor acerto no programa eletrônico que gerencia este tipo de câmbio.
Para mim, mas esta é uma opinião estritamente pessoal, o excelente câmbio mecânico da VW é insuperável, e não se justifica gastar mais para deixar de acioná-lo.
Pelo resto, este Up! automatizado tem todas as qualidades de seu irmão equipado com câmbio mecânico: um motor de respostas prontas e boa curva de torque, estabilidade à altura das necessidades de um carro de turismo e frenagem eficiente. O item acabamento é obviamente idêntico, bem como o espaço interno, pelo que seu sucesso vai depender da resposta do mercado. Aliás, como ocorre com qualquer carro…