O teste no estádio que sediará o inicio da Copa do Mundo foi, em minha opinião, positivo, o que, de certa forma, era esperado. Como era esperada uma certa divisão de opiniões pois este Mundial tem, como pano de fundo, uma forte disputa eleitoral entre os que apoiam os que estão no Governo e os que pendem para a Oposição.
Assim sendo, é claro que essa divisão de opiniões terá continuidade e ganhará seu ponto alto após o jogo de abertura da Copa, com uma parte torcendo para que tudo dê certo e outra para que tudo dê errado. Naturalmente não vai se verificar nenhuma das duas extremadas situações, a inauguração correrá razoavelmente bem, com alguns inevitáveis percalços, e esses serão aumentados ou diminuidos, em sua importância, de acordo com o posicionamento político de cada um.
O que se pode esperar é, no todo, uma Copa cujo poder de atração dependerá diretamente do desempenho da seleção brasileira. Caso o time de Scolari for bem, o interesse vai ser elevado, caso for eliminado antes de chegar á final, esse interesse diminuirá. E, além da torcida estritamente esportiva, haverá uma torcida extra : a dos patrocinadores. Pois uma Copa vitóriosa terá interessantes recaidas econômicas, enquanto um eventual (e, em minha opinião, extremamemnte improvável) fracasso faria as ações de marketing não só cairem no esquecimento mas até terem, em alguns casos, o efeito oposto.