Foi na última sexta feira, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, que a Nissan apresentou à imprensa seu primeiro carro feito no Brasil e agora intitulado New March, após o facelift que sofreu. Vendido em mais de 100 países, o primeiro March chegou ao Brasil em 2011 e nesse momento já começou o processo de fabricação do New March, que é 47 mm mais longo e 10 mm mais largo que sua versão anterior.
Após ter apresentado a fábrica, já operante , com investimento de R$2,6 bilhões e gerando 1.500 empregos diretos, vimos seu primeiro filho brasileiro sair do forno e pudemos avaliá-lo em suas duas motorizações, 1.0 e 1.6, ambas flex.
Percorremos trechos de estrada e urbanos e percebemos que se trata de um carro bastante silencioso, com suspensão adequada ao nosso solo, ótimo desempenho do motor,câmbio que reune precisão e suavidade no engate das marchas, direção elétrica com reduzido diâmetro de giro (são apenas 9 metros) o que permite manobras fáceis em pequenos espaços. Por exemplo, é possivel estacionar o carro numa vaga que tenha apenas 40 cm a mais que o comprimento do veículo.
Outro item que chamou a atenção é espaço para quem senta atrás, com conforto absoluto para dois adultos e normal, para a categoria do carro, quando o banco traseiro é ocupado por três pessoas.
O motor 1.0 16 v tem 74 cavalos a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, enquanto o motor 1.6 tem 111 cavalos a 5.600 rpm e 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. Estes números dão uma ideia clara do que se pode esperar em termos de motorização e ajudam bastante na escolha do modelo por parte dos interessados
A fábrica usa atualmente 64% de produtos nacionais e projeta um crescimento para até 90% em poucos anos, o que deve tornar a Nissan ainda mais competitiva em nosso mercado.. E assim sendo, o foco da Nissan, ao apresentar esse carro, é oferecer tecnologia de ponta para um hatch completo, visando alta qualidade do produto.
Assim, desde a primeira versão, ele oferece ar condicionado e aquecimento, direção elétrica , ABS, air bags, assento com ajuste de altura e computador de bordo de série. A Nissan está trabalhando fortemente para em breve se tornar a líder no país dentre as japonesas, como afirmou seu presidente François Dossa.
Uma novidade nesse segmento de hatchs compactos é que o New March recebeu um tratamento acústico reforçado, trazendo para o cliente o mínimo ruído possível, o que aumenta não só o prazer de dirigir como incrementa a segurança ativa.
Outra boa notícia é que o New March recebeu nota A pelo Inmetro, referente ao consumo, em suas duas versões sendo o único de sua categoria com essa qualificação.
Pensando em tecnologia, a Nissan introduziu o sistema NissanConnect, que oferece conectividade com smartphones,tanto no sistema Android com IOS, permitindo acesso ao Google e Facebook. Esse pacote é gratuito para os três primeiros anos após a compra do carro.
O carro é vendido em seis opções, sendo três de acabamento para cada motor. Assim existem as versões 1.0 Conforto(R$32.990,00), 1.0 S (R$ 34.490,00)e 1.0 SV(R$ 36.990,00).
Para o motor 1.6 existe a versão S(R$37.490,00) , SV(R$ 39.990,00) e SL (42.990,00).