A terceira derrota seguida do Barcelona, desta vez na final da Copa do Rei, foi para o tradicional rival Real Madrid, que estava sem sua estrela máxima, Cristiano Ronaldo, e, assim sendo, certamente doeu ainda mais para a apaixonada torcida catalã. O fato é que o time de Messi e Neymar perdeu tudo o que de mais importante disputou nesta temporada, embora reste-lhe ainda uma pequena esperança no campeonato, onde está atrás de Atletico e Madrid.
A insatisfação da torcida é, por sinal, bem retratada nas palavras do ídolo de sempre, Cruyff. que afirmou, sem rodeios: só Guardiola pode fazer voltar o Barcelona a seu nível anterior. E, enquanto isso, fica claro que o técnico Martino será mandado embora ao término da temporada, embora seja impossivel prever, com boa dose de certeza, quem, o substituirá.
Da escolha do substituto poderá advir uma eventual correção do esquema tático do time, que continua quase sempre tendo maior posse de bola do que o adversário mas não consegue mais transformá-la em gols. Talvez o recurso de finalizar de fora da área, sem buscar sempre a jogada perfeita para o toque decisivo dentro da área, pudesse ser aplicado como alternativa para superar as defesas adversárias, sobretudo quando estas estão bem fechadas. E enquanto isso, sobram críticas e vaias até para jogadores como Messi, Neymar e vários outros, que fizeram e estão tentando continuar a história do Barcelona…