Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Ford inaugura fábrica de motores 1.0 3C na Bahia

por Claudio Carsughi 16/04/2014
por Claudio Carsughi 16/04/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

politicos na Ford

A Ford inaugurou sua nova fábrica de motores 1.0 3 cilindros na cidade de Camaçari, Bahia, na presença do Ministro dos transportes, do Prefeito da cidade, do Governador da Bahia e da presidência e vice presidência da Ford.

Lá serão feitos os novíssimos motores que serão utilizados no novo Ford Ka, ou Ka Concept, como vem sendo chamado pelo fabricante, com capacidade de produção de 210 mil motores ao ano e investimento na ordem de R$400 milhões de reais.

A linha opera com alto índice de automação, com cerca de 40 robôs, 15 máquinas para usinagem dos blocos e cabeçotes, por isso é definida como uma fábrica completa, pois produz o bloco, o cabeçote e faz a montagem final do motor.

Fábrica de Motores Ford_21

Para isso, conta com o emprego de 300 novos funcionários diretos. Uma novidade importante é que essa fábrica conta com 100% de seus equipamentos conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento. Assim é feito o monitoramento on-line da produção e é possível gerenciar o histórico de cada item do motor.

Motor 3 c Ka

Com relação ao mesmo, este é derivado do EcoBoost, sendo o primeiro 3 cilindros flex da Ford. Segundo Rogélio Golfarb, vice presidente, esse não é um simples motor 3 ciindros, pois tem duplo comando de válvulas, o que o diferencia dos outros e, como vem sendo apresentado nos novos carros, não existe mais o tanquinho de gasolina auxiliar para partida frio. O cabeçote é de alumínio e tem correia com lubrificação permanente. Esse motor gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 4.500 rpm com gasolina. Apresenta quatro válvulas por cilindro com o duplo comando, o que contribui para aumentar o torque em baixas rotações. A taxa de compressão é de 12:1, o que favorece sua eficiência. O peso total do motor é em torno de 85 kg.

Agora, nos resta aguardar a tão esperada apresentação do carro, que deve ocorrer no 2º semestre desse ano.

0f188c43eb28f23dc0770281965f195e_1_foto

BahiaCamaçariFordinauguraçãoKalançamentoMotor 3 cilindros
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Ituano, algoz dos “grandes”
Próximo
Barcelona: fim de um ciclo?

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

VÍDEO: aceleramos as opções V6 e elétrica da Blazer

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025
  • 2

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar