O Fiat 500L, com o qual rodamos bastante nos meses de setembro e outubro pela Europa, apresenta uma interessante lista de opcionais, de forma a possibilitar uma ampla personalização do carro, ao gosto de cada cliente.
Entre os opcionais, porém, existe um que julgo inédito na produção automobilística mundial em todas as épocas : a possibilidade de fazer um café expresso no carro!
É conhecido o gosto dos italianos pelo expresso, e a possibilidade de tê-lo, a qualquer momento, a bordo do próprio carro representa uma novidade e um apelo muito curioso.
Isto surgiu com um acordo entre a Fiat e a Lavazza, e representa a reprodução do que pode ser feito em casa com uma normal máquina de expresso, sendo naturalmente igual também o resultado final.
A utilização da máquina, vendida como opcional a 249 euro, começa por abrir sua tampa, colocar a água (no máximo 50 cm³) suficiente para dois cafés normais, posicionar a cápsula e colocar a máquina no seu alojamento no console, que tem uma tomada 12 volts. Aí é só apertar uma tecla, aguardar uns dois minutos e pronto, o expresso estará servido. Naturalmente existe, de série, o alojamento para os copos e os saquinhos de açúcar que fazem parte do kit Lavazza vendido como opcional. Assista ao vídeo para conferir como se faz um café expresso no carro: