Uma simples operação aritmética aplicada ao esporte e o resultado estará ao alcance daqueles que a adotarem como regra no seu projeto.
Claro que essa é a base, mas outros elementos como seriedade, disciplina, apoio financeiro, abstração do ego etc. também fazem parte dessa operação, mas esses são os princípios fundamentais para se preparar uma equipe esportiva.
Certamente essa é a receita que José Roberto Guimarães e a sua vitoriosa equipe adotam como norma para tantas conquistas num esporte com muita exigência e que evolui constantemente desde as regras até a capacidade técnica individual e coletiva de um clube ou seleção.
Notem que o sucesso das equipes feminina e masculina de vôlei do Brasil é constante. A renovação nos quadros é feita rapidamente, significando que o trabalho nas categorias de base é muito forte. Todo ano surgem novos nomes com qualidade igual ou superior aos titulares.
No campo da preparação física a evolução atingiu níveis de qualidade superior a muitos países. Na seleção feminina do Brasil o Professor José Elias tem colocado as atletas em condições de suportarem jogos diários com mais de duas horas de duração com excelente rendimento a ponto de em uma semana enfrentarem 5 das melhores seleções do mundo sem perder 1 set sendo que contra a poderosa equipe dos Estados Unidos deu a impressão de ser jogo da rua de cima contra a da rua de baixo.
Enaltecendo merecidamente esse trabalho fica a impressão de que se eles se dispusessem a mudar de esporte (o quê duvido) o nosso futebol talvez voltasse a ser o melhor do mundo.
Waldo Braga