Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

A Red Bull continuará melhor que a Ferrari

por Claudio Carsughi 18/10/2012
por Claudio Carsughi 18/10/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Na análise das chances de Vettel e Alonso nos derradeiros 4 GPs deste mundial, deixando de lado a capacidade dos pilotos, em que, em minha opinião, o espanhol é superior ao alemão, tem um lugar de destaque o fator carro. E aqui fica claro que a Red Bull foi até agora superior à Ferrari e, sempre em minha visão da coisa, continuará a se-lo até o fim do campeonato.
A razão é muito simples. A da Red Bull é um projeto acertado desde o início, que vem sendo, como quase sempre acontece, aperfeiçoado ao longo dos meses. E não se pode esquecer que conta, para isso, com a extraordinária capacidade técnica de Adrian Newey e sua equipe. Assim é impossível que o carro tenha uma queda de rendimento logo agora que está com uma mão nos dois títulos, o de pilotos e o de construtores.
Já a Ferrari começou o campeonato com um projeto, de Tombazis, que se revelou mecânicamente confiável mas com um desempenho bem inferior ao de muitos concorrentes. Com a entrada em ação de Pat Fry este projeto infeliz foi sendo rapidamente corrigido e a Ferrari voltou a ser razoavelmente competitiva, ambora sem alcançar nunca o nível da Red Bull e ficando muitas vezes até abaixo da McLaren. Agora, quando seria necessário um ulterior passo à frente para lutar em igualdade de condições com a Red Bull, nada mais foi conseguido.
A última tentativa foi a nova asa traseira, levada a Cingapura com muitas esperanças (no túnel de vento tinha aprovado integralmente) mas que, na prova da verdade, na pista, não confirmou o que dela se esperava, tanto que foi logo deixada de lado. E daí para frente puderam ser modificados apenas detalhes aerodinâmicos, ficando a impressão de que o projeto original não permite mais modificações, além das já feitas.
Pode ser que eu esteja redondamente enganado, mas não vejo como, da sala de projetos de Maranello possa sair, de uma hora para outra, a solução aerodinâmica milagrosa de que Alonso tanto necessitaria para poder lutar pelo título mundial…

AlonsoFerrariFryNeweyRed BullTombazisVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Um novo Fusion à européia
Próximo
Matemática rebaixa Palmeiras

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim