Sol = carro conversível. Esta equação, presente em quase todos os mercados mundiais do automóvel, nunca foi posta em prática no Brasil que seria o País ideal para isso. Já que tem sol em quase todos os meses do ano.
Por razões dificilmente intuíveis, todas as montadoras sempre deixaram de lado o nicho dos conversíveis, preferindo importar algumas poucas unidades de seus produtos esportivos de alto luxo, como Ferrari e Porsche, ou, igualmente na faixa de carros de luxo, Mercedes e BMW. Nem mesmo a VW, nos tempos em que dominava o mercado nacional, antes de ser superada pela Fiat, arriscou-se a produzir aqui o fusca conversível que fez sucesso em tantos paises.
Agora finalmente essa lacuna foi eliminada com o lançamento, pela Fiat, do 500 Cabrio, a versão conversível do simpatico Fiat 500 que estará logo mais à venda em todas as concessionárias, ao lado de seu irmaõ fechado. Para posicionar o 500 Cabrio na faixa de mercado que lhe compete (todos os poucos conversíveis à venda no Brasil são bem mais caros) , a Fiat optou pela versão derivada da Lounge Air.
Assim o motor é o moderno 1.4 Multiar 16 válvulas, com 105 cv a 6.250 rpm e um bom torque de 13,6 kgm a 3.850 rpm, completado por um câmbio automático de 6 marchas.
O equipamento tecnológico é de última geração, com ABS e EBD para segurança do sistema de freios, ampla dotação de air-bags, tanto frontais como laterais (opcionalmente podem ser pedidos também air-bags de cortina e de joelhos), ESP e ASR para perfeito controle de estabilidade, Hill Holder, extremamente útil no trânsito urbano em ruas com ladeiras. Sem esquecer a tecla Sport que, modificando os parametros da centralina eletrônica, dá ao carro um desempenho bem agradável, sobretudo em percursos sinuosos.
Aliás, rodando com este 500 cabrio na Europa, pudemos recentemente apreciar todo o conforto que ele proporciona, ao lado do apelo esportivo que oferece, quando o motorista assim o desejar. Os espaços de frenagem, sem qualquer alteração de trajetória, são reduzidos, a estabilidade excelente e a direção leve em manobras (graças à função Dual Drive) mas precisa em velocidade.
Em suma, um carro que se devolve, após te-lo testado, com certa dor no coração…
500 Cabrio, finalmente um conversível !
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