Finalmente a Ford resolveu apresentar o novo EcoSport, e o fez em Natal, de onde foram percorridos trechos de auto-estrada, estradas cheias de curvas e trechos lamacentos.
A primeira impressão foi de um espaço maior no habitáculo, com boa presença do ar condicionado (dependendo da versão é manual ou automático) e um nível de ruído menor que seu antecessor, inclusive na parte aerodinâmica, que foi objeto de um cuidadoso trabalho de engenharia. Tanto que o Cx obtido (0,365) é cerca de 11% menor que antes.
Uma vez instalados na direção, ao observar o painel a primeira lembrança que vem à mente é o novo Fiesta. E, de uma forma geral, observa-se que os materiais utilizados parecem superiores aos da versão anterior.
Dirigindo o novo EcoSport percebe-se uma direção, que conta com assistência elétrica, leve e precisa e uma suspensão (McPherson na frente e eixo de torção atrás) que proporciona boa estabilidade, mostrando a rigidez torcional do chassi. Naturalmente o preço disso é sentido no fato de copiar as irregularidades das ruas, o que reduz um pouco o conforto.
De uma forma geral, entende-se que é uma escolha válida para quem deseja ter um Suv mas vive na cidade, onde o EcoSport se encontra à vontade por tamanho e comportamento no trânsito congestionado. E quando for encarar um normal fora-de-estrada, não vai encontrar muitas dificuldades para se safar. Assim, uma disputa comercial com o Renault Duster, por exemplo, promete ser muito interessante.
Os preços começam em R$ 53.490,00 para a versao 1.6 16v S( com varios itens importantes de série, como farois de led, direçao eletrica; para choque na cor do veiculo, sistema SYNC de conectividade, air bag duplo e ABS) até R$ 70.190,00 para a versao top, LIMITED.