A primeira impressão que o Camaro SS nos deixa é a de um esportivo tecnologicamente muito agrádavel para o público ao qual se destina. Um público certamente apaixonado por carros esportivos e que gosta de ter sob seu controle todos os parâmetros do veículo.
Isso começa com o bom painel onde encontramos um indicador da temperatura do óleo do motor e outro mostrando a pressão desse mesmo óleo, duas informações que, de imediato, dão total tranqüilidade ao motorista. A eles se soma também um indicador da temperatura do óleo da transmissão, coisa que, levando em conta o torque do motor (são nada menos que 55,6 kgfm a 4.600 rpm) tem sua indiscutível importância. E as informações são completadas com o indicador da voltagem da bateria, de forma a evitar qualquer desagradável surpresa. E, naturalmente, como em todos os carros, temos também o tradicional indicador de nível de gasolina existente no tanque.
Quanto à dirigibilidade do Camaro, existem auxílios eletrônicos, como o controle de tração e o controle de estabilidade, que podem ser desativados pelo motorista que deseje uma pilotagem mais esportiva e pessoal. Isso, somado ao ótimo câmbio de 6 marchas que pode ser deixado na função automática ou acionado manualmente através das tradicionais borboletas situadas atrás do volante (no lado direito processa as mudanças ascendentes e no esquerdo as descendentes), dá ao motorista um total controle do veículo, sejam quais forem as condições de uso.
E, se o objetivo, for a economia de gasolina, entra em ação o “Active Fuel Management”, que permite ao motor funcionar apenas com 4 cilindros quando, por exemplo, o Camaro estiver rodando em velocidade constante.
Uma palavra especial merece ser dita quanto ao motor. Esta versão SS utiliza um belo V8 de aluminio, com 6.194 cm³, do tipo super-quadrado (isto é com diâmetro do cilindro bem maior que o curso do pistão) com 406 cv de potência a 5.900 rpm e um ótimo torque de 55,6 kgfm a 4.600 rpm. Naturalmente deve ser usada gasolina de alta octanagem, o que significa, entre nós, abastecer com a “premium”. Coisa mais do que óbvia para um carro esportivo…
Camaro SS, um esportivo à altura
Anterior