Analisando a gama de motores oferecidos no novo Idea, da Fiat,
entendo que a versão equipada com o motor 1.6 de 16 válvulas,
produzido junto com seu irmão maior, o 1.8 também de 16 válvulas, na
moderna fábrica de Campo Limpo, no Paraná, será a preferida pelo
público consumidor.
Baseado neste convencimento, usamos um novo Idea equipado com o
motor 1.6 tanto num percurso rodoviário, como no transito urbano, para
obtermos uma avaliação segura deste carro, recentemente
apresentado pela montadora de Betim à imprensa especializada.
O percurso rodoviário, efetuado com quatro pessoas a bordo, nos levou do
Guarujá até São Paulo, obtendo-se uma média de 7,1 km/litro usando
apenas etanol e utilizando o cambio Dualogic na versão Sport coisa que,
se de um lado melhora o desempenho, pois a troca de marchas ocorre em rotações
mais elevadas, por outro, penaliza um pouco o consumo.
Como de resto, era lógico esperar-se, já que em mecânica não há lugar para milagres.
Veremos em nosso próximo programa, o que aconteceu no trânsito urbano…
Fiat Idea-câmbio Dualogic
Anterior