
RAM Dakota Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)
Prevista para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2026, a Ram Dakota resgata o nome já utilizado nesta picape média entre 1998 e 2001. Apesar de compartilhar chassi, conjunto motor/câmbio e suspensões com a Fiat Titano, mantém conceitos dos produtos Ram a exemplo de capô, para-choques, sistema de iluminação e grade reformulados, além do interior exclusivo.
Dimensões: comprimento, 5.357 mm; entre-eixos, 3.180 mm; altura, 1.823 mm; largura, 1.889 mm; ângulo de entrada, 28°, ângulo de saída, 27°; ângulo central, 24°; vão livre, 228 mm. Capacidade de carga, 1.020 kg. Motor diesel, 2,2 L, 4 cilindros, 200 cv, 45,9 kgf·m. Câmbio automático, oito marchas, modos 4×2, 4×4 Auto, 4×4 Low e diferencial traseiro autobloqueante. Freios a disco nas quatro rodas.
No interior, tela multimídia de 12,3 pol., carregador de celular por indução com resfriamento, câmera 540° (enxerga ao redor em 360° e carroceria transparente em mais 180°), bons materiais de acabamento, comando de câmbio por joystick, freio de estacionamento eletromecânico (contudo sem autoimobilização nas paradas) e pacote de segurança ativa Adas.

Interior da Ram Dakota Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)
Primeiro contato foi apenas em fora de estrada e mostrou boa capacidade de tração, mesmo no modo “4×4 Auto”. Bloqueio do diferencial traseiro bastante funcional e resposta rápida em todos os acionamentos. Controle eletrônico de tração não conseguiu distribuir adequadamente a tração entre as rodas de menor e maior aderência, sendo necessário acionar o bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão traseira do tipo eixo rígido e molas helicoidais de ótimo curso. Motor mostrou boa entrega de torque em baixas rotações.
