
Novo BMW X3 (Foto: Divulgação/BMW)
Produzido na fábrica de Spartanburg (EUA), a BMW amplia a oferta no Brasil de sua gama de SUVs com o X3 30 xDrive M Sport. Em vez do motor de seis cilindros em linha há um de quatro cilindros turbo com sistema híbrido básico (semi-híbrido), de 48 V, que ajuda na economia de combustível. O motor de 2 litros entrega 258 cv e 40,8 kgf·m, enquanto o de seis cilindros, turbo, 3 litros, obviamente muda de patamar com 404 cv e 59,1 kgf·m. Câmbio é automático epecíclico de oito marchas e tração 4×4 adaptativa. Aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 s (com o motor mais potente, 4,6 s).
A grade, além de manter o tamanho avantajado, tem abertura e fechamento dinâmicos, além de contorno iluminado que à noite se destaca de forma atraente. As rodas de 20 pol. e as lanternas traseiras completam o estilo equilibrado. No interior há impacto positivo de um conjunto curvo de telas. O quadro de instrumentos de 12,3 pol. tem visual moderno e configurável. A central multimídia impressiona pelo tamanho (14,9 pol.) e inclui Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Espaço no porta-malas é muito bom: 570 litros.
Em viagem de oito horas e cerca de 550 km, de São Paulo até a fábrica da marca alemã em Araquari (SC), o X3 30 xDrive M Sport demonstrou que mesmo com o motor menos potente as ultrapassagens são feitas com facilidade e segurança. Isso apesar de sua massa em ordem de marcha de 1.894 kg com tanque de 65 litros cheio. Posição do motorista, precisão de direção, visibilidade, comportamento em curvas e potência dos freios são típicos da marca. E para as condições de tráfego comuns no Brasil esta versão atende com folga os requisitos esperados de uma marca premium.
Preço: R$ 515.950.
