
Foto: Jacopo Marello/Unsplash
O GP do Brasil de 2008 ficou marcado como uma das corridas mais emocionantes da história da Fórmula 1. O título perdido por Felipe Massa em Interlagos ainda ecoa na memória dos torcedores brasileiros.
Para quem busca reviver essa intensidade fora das pistas, plataformas com bônus se tornaram um espaço popular para arriscar palpites e sentir a mesma adrenalina. Aposta é assunto para adultos.
Felipe Massa foi um dos pilotos brasileiros mais marcantes da história da Fórmula 1 e, até hoje, permanece como o último representante do país a disputar de forma direta um título mundial da categoria. Vamos relembrar como foi essa história.
O quase título de Felipe Massa
Tratava-se da última corrida do ano, com um duelo direto de Felipe Massa contra Lewis Hamilton, da McLaren. O inglês liderava com certa folga, precisando apenas de um quinto lugar para ser o campeão.
Já o piloto da Ferrari precisava vencer e torcer para o adversário chegar no máximo no sexto lugar, uma tarefa nada fácil, mas que permitia sonhar, principalmente pelo que fez nos treinos, onde sobrou e garantiu a pole position.
Durante a corrida, Felipe Massa focou em vencer e só depois pensar nas adversidades. De forma mágica, liderou 64 das 71 voltas, perdendo a ponta apenas durante as paradas nos boxes.
Já Hamilton corria no limite, em quinto, sem forçar para evitar um acidente. Faltando duas voltas para o final, o alemão Sebastian Vettel, então na Toro Rosso, foi para cima do inglês e fez a ultrapassagem que jogava Hamilton para o sexto lugar.
Com essa configuração, Massa cruzou a linha de chegada de Interlagos como campeão, mas ainda restava o complemento com a última volta dos pilotos. Os torcedores comemoravam e a Ferrari já se abraçava nos boxes, mas o anticlímax foi grande.
O quarto colocado, Timo Glock, usava pneus para pista seca, mesmo com a chuva. Ele não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado por Vettel. Na última curva, Hamilton também fez a ultrapassagem.
Portanto, Felipe Massa foi campeão por cerca de 35 segundos, com direito ao tradicional tema da vitória durante a transmissão. Mas a última curva de Lewis Hamilton garantiu os pontos necessários para superar o brasileiro por apenas um ponto e ser declarado campeão.
Glock relembra episódio; Massa tenta título na justiça
Após 15 anos do ocorrido, Timo Glock concedeu entrevista ao Estadão e falou sobre o episódio. Segundo ele, não tinha como sobreviver aquela volta com as condições do seu carro.
“Eu apenas estava tentando sobreviver a essa volta. Não tinha chance de ir mais rápido, estava no lugar errado e na hora errada, eu diria”, disse Glock.
Mesmo após muitos anos, Felipe Massa ainda tenta o título na justiça. Essa situação acontece pelo fato do GP de Singapura ter desrespeitado as regras, o que deveria gerar uma anulação que resultaria na perda de pontos de Hamilton.
Nelson Piquet Jr, que defendia a Renault, ocasionou um acidente proposital para beneficiar o seu companheiro, Fernando Alonso, seguindo ordens da sua equipe. Bernie Ecclestone, chefão da F1 na época, chegou a destacar que sabia da manipulação, mas que não interferiu.
O próprio piloto brasileiro confessou, mas até então, a FIA não fez nenhum pronunciamento oficial sobre o ocorrido. Em entrevista ao The Times, Ecclestone chegou a dizer que foi uma “maldita entrevista” que concedeu ao F1 Insider, onde revelou o ocorrido, e destacou que: “Não há como alguém mudar ou cancelar aquele GP”.