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FiatIndustria Automobilistica

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

por Fernando Calmon 06/07/2025
por Fernando Calmon 06/07/2025
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Fiat Fastback Impetus 2026

Fiat Fastback Impetus 2026 (Foto: Divulgação/Stellantis)

A linha 2026 do SUV cupê Fiat Fastback tem nada menos do que cinco versões e três motores. Lançado em 2022, a primeira reestilização leve chega um ano antes de completar quatro anos, prazo comum para atualizações.

Grade nova recebeu elementos verticais, para-choques dianteiro e traseiro com apliques horizontais longos, rodas novas de 17 e 18 pol. são as principais mudanças externas. As versões Limited Edition e Hybrid dispõem agora da opção de teto solar panorâmico (de série, no Abarth).

Motores turbo flex mantiveram-se: 1-L, 130 cv e 20,4 kgf·m; um híbrido básico com bateria de 12 V sem alterações de potência e torque; 1,3-L, 176 cv e 27,5 kgf·m e na versão de topo Abarth 1,3-L, 185 cv, sem alteração no torque. O câmbio é automático epicíclico de seis marchas no Abarth e, nos outros motores, automático CVT de sete marchas reais. Aceleração de 0 a 100 km em 7,6 s na versão mais potente faz jus ao histórico do austríaco naturalizado italiano Carlo Alberto Abarth, falecido em 1979 e criador do símbolo do escorpião (aplicado na grade do Fastback).

Fiat Fastback 2026 x 2025

Fiat Fastback 2026 x 2025 (Fotos: Divulgação/Stellantis)

Fastback continua sem freios a disco nas rodas traseiras, contudo oferece o maior porta-malas do segmento com 513 L de capacidade (no padrão realista VDA). Boa opção é o monitoramento de ponto cego com alerta sonoro e visual no retrovisor nas manobras de ré (de série no Abarth).

Em primeira avaliação, o Fastback Impetus T200 Hybrid numa subida de serra com curvas acentuadas mostrou bom comportamento dinâmico e pouca rolagem para o tipo de carroceria de centro de gravidade alto. No modo Sport, altera mapeamento de resposta de acelerador e assistência da direção (fica um pouco mais pesada). Como todo câmbio CVT, mesmo usando a troca de marchas, o comportamento fica algo anestesiado, sem se tornar enfadonho.

Já o Abarth, avaliado no circuito Raceville Speed Club, em Brotas (SP), destaca o botão Poison (veneno, em inglês): recalibra acelerador, direção, controle de estabilidade e troca de marchas. Mesmo bem exigido, o domínio do carro é total, sem sustos.

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Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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