
Novo Audi A5 Sedan (Foto: Divulgação/Audi)
Audi A5 já foi um cupê derivado do sedã A4, este considerado um dos modelos de linhas mais atraentes da história da marca alemã. Agora evoluiu para uma carroceria classificada pela fabricante como Sportback, caracterizada pela tampa do porta-malas e o óculo traseiro em peça única. As portas voltaram a ter molduras nos vidros e há vincos fortes nas laterais e capô. A frente, mais arrojada, destaca a tradicional grade hexagonal e grandes entradas de ar laterais. Até o nome cresceu: Performance S Edition Quattro.
Suas dimensões privilegiam o espaço interno e em vantagem contra concorrentes alemães diretos (BMW 320i e Mercedes Classe C): comprimento, 4.829 mm; entre-eixos, 2.892 mm; largura, 1.860 mm; altura, 1.410 mm; tanque, 56 L. Porta-malas 417 L, sem estepe, apenas kit de reparo. Pneus têm perfil bem baixo, 245/35 R20, que exigem mais atenção com buracos.
Novo motor 2-L turbo de quatro cilindros, um dos pontos altos, entrega bom aumento de potência e torque: 272 cv e 40,8 kgf·m. Forma um conjunto muito bem afinado com câmbio automatizado de duas embreagens, sete marchas e tração 4×4. Respostas ao acelerador, agilidade no trânsito e facilidade nas ultrapassagens em estradas demonstram uma evolução marcante frente à geração anterior, ao longo da avaliação. Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s também coloca o Audi em vantagem.
No interior, a generosa distância entre-eixos deixa os passageiros do banco traseiro (salvo obviamente de quem vai na posição central) bem mais à vontade. Bem interessante é o teto solar com controle de luminosidade que dispensa a persiana tradicional, além de formar faixas transversais. Causa estranheza os botões dos faróis na porta do motorista. Seu acompanhante perdeu a tela multimídia com visão exclusiva, substituída por uma tampa. Contudo, ajuda a explicar o preço do carro fixado em base competitiva frente aos concorrentes
Preço: R$ 379.990.
