
Nissan Kait (Foto: Pedro Danthas/Divulgação Nissan)
A nova fase da Nissan no Brasil ganhou reforço com o Kait, que se diferencia bem do antigo Kicks, embora ainda use sua base. Desenho evoluído, interior modernizado, mais equipado e novos recursos de segurança ativa conferem ao SUV condições de disputar o concorrido segmento dos SUVs de entrada. Meta é enfrentar, agora em condições melhores, Tera e Kardian, entre outros.
Frente foi o que mais mudou e para melhor. Há semelhanças com o X-Trail, pondo em destaque a parte central rebaixada do capô, grade, novos faróis, lanternas e para-choque. As rodas diamantadas exclusivas das duas versões superiores também agradam. Traseira, embora menos modificada, recebeu novas lanternas de LED e a placa de licença desceu para o para-choque redesenhado. Porta-malas de 432 L (padrão VDA) é um dos maiores do segmento.
Dimensões praticamente iguais: comprimento, 4.304 mm; entre-eixos, 2.620 mm; largura, 1.760 mm; altura, 1.611 mm. Motor continua sem alterações: 1,6 L de aspiração natural, 113 cv (E)/110 cv (G); 15,2 kgf·m (E)/14,9 kgf·m (G). Câmbio automático CVT, seis marchas e modo Sport. Massa em ordem de marcha (1.157 kg) também mantida, desempenho igual: aceleração 0 a 100 km/h, em 11,8 s. Eixo traseiro ganhou novos amortecedores e molas. Apenas em janeiro, o Kait estará disponível para avaliação dinâmica.
Interior mudou um pouco menos. Há tela multimídia de 9 pol., conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução (só a partir da versão Advance Plus, terceira das quatro agora disponíveis). O Kait destaca-se em segurança passiva e ativa. Além de cintos traseiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, há seis airbags, radar com alcance de detecção de 150 m, monitoramento de pontos cegos e vários outros. No total 17 recursos que incluem detecção de pedestres e motos, mas não de bicicletas.
Preços: R$ 117.990 (mantido) a R$ 152.990 (novo topo de linha).
