Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Salão do Automóvel reformula estandes e atrai bom público

por Fernando Calmon 29/11/2025
por Fernando Calmon 29/11/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Salao do Automovel 2025

Salão do Automóvel 2025 (Foto: Divulgação/SDA)

Após um hiato de sete anos e retorno ao Anhembi, na capital paulista, o Salão do Automóvel ressurgiu com força. O primeiro foi há 65 anos no Parque do Ibirapuera, em área bem modesta, passou pelo Anhembi, depois no São Paulo Expo e está de volta ao agora Distrito Anhembi amplamente reformado e climatização perfeita. A empresa organizadora, RX, mudou o esquema de visita e passou a limitar o número de pessoas a 50.000 como no dia de abertura. No salão anterior, no São Paulo Expo, foram cerca de 700.000 visitantes e este número certamente não será alcançado até 30 de novembro.

No entanto, a exposição deve voltar ao seu calendário bienal em 2027, conforme já anunciado pela Anfavea e RX. Com corredores mais largos, os estandes agora são menores e padronizados: 500 m² para fabricantes e 300 m² para importadores. Proibiu-se a montagem de mezaninos, contudo alguns expositores exibiram modelos até três metros acima do solo que, obviamente, chamam mais atenção. Corredores amplos facilitam a circulação. São cerca de 300 carros expostos, além de uma ampla área coberta de 14.000 m² para até 1.000 testes por dia com 40 modelos. Museus Carde e Dream Cars São Roque, além do clube Motorgrid Brasil, de supercarros, são atrações diferenciadas.

Ausências de marcas também estão sentidas, algumas por decisões das matrizes. Entre as fabricantes locais VW, GM, Ford e Nissan. Alemãs como Audi, BMW, Mercedes e Porsche, além de Ferrari, Lamborghini, Land Rover, Jaguar e Volvo não participaram. As chinesas dominaram: 11 representadas (contando Omoda e Jaecoo separadamente). Lecar, a única nacional, decepcionou de forma patética. Prometeu fábrica para 2027 (outro adiamento) e colocou no palco de apresentação à imprensa, na véspera da abertura do Salão, a picape Campo, nada mais que um arremedo em isopor e madeira.

Principais atrações do XXI Salão do Automóvel

No total, participam cerca de 300 modelos de 26 marcas. Alguns sobressaíram pela novidade ou por evolução marcante. Veja lista a seguir, não excludente.

Entre os de produção nacional, o Avenger por seu estilo, digamos, menos utilitário, chama atenção como alternativa ao Renegade e que estreia a nova arquitetura modular CMP de origem Peugeot-Citroën. Já Basalt Vision é um modelo conceitual com suspensão rebaixada, novos faróis e para-choques. Atração maior é o SUV C5 Aircross.

Herlander Zola presidente da Stellantis América do Sul, confirmou a produção na fábrica pernambucana de Goiana dos elétricos da Leapmotor, uma joint venture com a divisão internacional da marca chinesa. Zola não revelou se optará por operação CKD ou SKD (veículos total ou parcialmente desmontados) e quais os modelos. Novidade da Leapmotor é o SUV de seis lugares C 16, em versões híbrida e elétrica.

SUV compacto Yaris Cross é boa aposta da Toyota. Motor flex de 122 cv/15,4 kgfm com etanol. Há ainda um híbrido pleno flex, cuja potência deixa a desejar: 111 cv combinados. No interior, estranhamente, falta o útil apoio para o pé esquerdo do motorista, apesar de bom acabamento interno. GR Yaris hatch, três portas, importado, 300 cv e 40,2 kgf·m atrai muitos visitantes e importação prevista para 2026.

Honda WR-V está em destaque no estande, embora muitos olhares se concentrem no cupê 2+2 Prelude, de volta ao mercado nacional após 31 anos. Seu motor é um híbrido pleno de 203 cv e 32,1 kgf·m. Estreia no segundo semestre de 2026 e preço estimado pouco abaixo do Type R.

Peugeot 3008 apresenta estilo atraente e tem potencial para aumentar as vendas da marca francesa, embora com importação em 2026 a decidir. O novo SUV cupê destaca o motor 1,6 L turbo, 180 cv e 30,6 kgf·m. Impressiona pelo espaço interno proporcionado por 2.730 mm de entre-eixos.

Das chinesas sobressai a Changan, nova parceira do grupo brasileiro Caoa. Além do SUV cupê elétrico Avatr 11, 586 cv e 66,1 kgf·m, também se destaca o elegante sedã-cupê 012, quatro portas, elétrico de 547 cv, 70,1 kgf·m e tração integral. Ambos sofrerão com a volta da alíquota do imposto de importação de 35%, a partir de julho próximo.

Outra parceira da Caoa, a Chery, exibe a inédita picape média Himla, cuja importação está por decidir. Atração é o novo Tiggo 5X com motor 1,5 L, turbo flex, 150 cv e 21,4 kgf·m. Há previsão de um híbrido pleno (certamente flex).

Kia surpreende com nada menos de seis modelos inéditos anunciados para 2026 pelo importador, grupo Gandini. Destaque para a picape média Tasman. Estreiam o SUV elétrico EV3, a volta do SUV grande Sorento (motor Diesel e tração 4×4), os K4 (sedã e hatch médios) e o furgão elétrico PV5.

Chinesa Denza (marca da BYD) lança três modelos: station elétrica Z9 GT, minivan D9 e SUV híbrido 4×4 B5.

anfaveaanhembiSalao do Automovelsda
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

Anterior
AutoZone estreia no Salão do Automóvel resgatando a paixão por motores

Você também pode gostar...

AutoZone estreia no Salão do Automóvel resgatando a paixão por motores

Salão do Automóvel de São Paulo 2025: a volta do grande evento

Renault Boreal destaca-se em desempenho e espaço

REEV: o eletrificado sem medo de ficar na mão

Motor a combustão ainda tem vida longa, sem fim visível

Salão do Automóvel está de volta: confira as novidades

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Toyota adia lançamento do Yaris Cross

    30/09/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

AutoZone estreia no Salão do Automóvel resgatando a paixão por motores

Salão do Automóvel de São Paulo 2025: a volta do grande evento

Renault Boreal destaca-se em desempenho e espaço