
Renault Boreal (Foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)
O Kardian já tinha indicado as novas tendências de estilo da Renault, porém o Boreal consolidou e até avançou em razão de um desenho bem elaborado. Desde a grade imponente, as caixas de rodas (até 19 pol.) retangulares e a traseira com lanternas bem desenhadas (sem interligação) o SUV médio da marca francesa destaca-se. Chamam atenção a discrição das barras de teto, maçanetas traseiras embutidas e janelas das colunas traseiras não tão diminutas.
Dimensões e motor: comprimento, 4.560 mm; entre-eixos, 2.702 mm; largura, 1.841 mm; 1.645 mm; porta-malas, 522 L; tanque, 52 L; 1,3 L, turbo flex; 163 cv (E); 156 cv (G); 27,5 kgf·m (E) e (G). Aceleração 0 a 100 km/h, 9,5 s (E)/9,8 s (G).
No interior, destaques para banco do motorista com ajuste elétrico, massagem e ventilação (na versão de topo Iconic); teto solar panorâmico elétrico (Iconic) e bom espaço atrás para pernas e cabeças. Além do carregador de celular por indução, há quatro portas USB-C (duas para passageiros do banco traseiro) e tela multimídia de 10 pol. pode ser replicada no quadro de instrumentos para melhor visualização do motorista. Outro destaque é o volume do porta-malas.

Renault Boreal (Foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)
Na primeira avaliação da versão Iconic entre São Paulo e Campos do Jordão (SP), em 2,5 horas de viagem, destacou-se por respostas imediatas do motor, além do funcionamento do câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas sem hesitações, em especial nos trechos de subida de serra. Interessante é o modo Smart que alterna entre os padrões tradicionais do câmbio (Comfort, Eco e Sport) conforme a pressão no acelerador. Direção precisa, freios bem dimensionados e silêncio a bordo. Pacote Adas inclui 24 assistentes de segurança (Iconic) e assim completa um produto que faltava para a marca francesa, apesar do custo elevado.
Preço: R$ 214.990 (Iconic).
