
Omoda 7 e Omoda 5 (Foto: Divulgação/Omoda)
Os dois modelos do Grupo Chery, importados diretamente sem participação da CAOA, acertam ao oferecer SUVs médios avançados, sem as limitações que ainda atormentam versões 100% elétricas, quanto ao alcance e à rede de recarga.
Omoda 7 PHEV, híbrido plugável, é um pouco maior, com grade mais discreta e barras no teto, enquanto no Omoda 5 HEV, híbrido pleno, a grade é maior e sem barras no teto. Dimensões respectivas: 4.660 mm/4.447 mm; entre-eixos, 2.720/2.610 mm; largura, 1.875 mm/1.824 mm e altura, 1.670/1.588 mm. Porta-malas: 590 L/372 L.
Omoda 5 tem dupla tela curva de 12,3 pol. que integra quadro de instrumentos e central multimídia. Impressionante é o tamanho da tela multimídia do Omoda 7: 15,6 pol. e alta resolução. Há 14 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e airbag entre os bancos dianteiros no Omoda 5. No PHEV o alcance chega a 1.200 km, sendo 60 km no modo elétrico, padrão Inmetro.
O HEV entrega potência combinada de 224 cv e 30,1 kgf·m. No PHEV são 279 cv e 37,2 kgf·m. Ambas as versões foram avaliadas na pista do Haras Tuiuti, a 132 km de São Paulo (SP). O primeiro tem foco na agilidade e oferece respostas rápidas. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 s. As suspensões apresentam boa relação entre conforto de marcha e estabilidade. Nas frenagens fortes, o sistema regenerativo atua de forma previsível, sem surpresas.
Já o Omoda 7 passa sensação de solidez e em trechos da pista com rápida mudança de trajetória o comportamento merece elogio. Apesar de entregar potência e torque maiores, as respostas ao acelerador são afetadas por sua maior massa: 1.855 kg contra 1.546 kg do Omoda 5. Desta forma, perde na aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 s (0,5 mais lento que o Omoda 5, de acordo com dados do fabricante).
Preços: R$ 159.990 a R$ 184.990 (Omoda 5); R$ 254.990 a R$ 279.990 (Omoda 7).
