
Poer P30 (Foto: Divulgação/GWM)
Chinesa chega ao Brasil com motor turbodiesel, tecnologia avançada e preço agressivo para brigar com Hilux, Ranger e S10
É preciso ter coragem para enfrentar as picapes tradicionais do mercado. A GWM chegou ao Brasil e, enquanto muitos esperavam uma picape híbrida, a chinesa ouviu os consumidores potenciais e entendeu que precisava ser diesel. A estratégia deu certo: nos primeiros meses de vendas, a Poer P30 já desbancou a Fiat Titano em números de vendas.
A Poer P30 é a primeira picape média da GWM no mercado brasileiro e também o primeiro modelo a combustão da marca por aqui. Até então, a empresa só oferecia veículos híbridos e híbridos plug-in da linha Haval, além do elétrico Ora 03.
Mas será que essa chinesa tem cacife para brigar de igual para igual com nomes consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10? Vamos avaliar.
Design robusto com toques premium
O design é subjetivo, mas a GWM Poer P30 se apresenta como uma picape robusta e imponente, com linhas que remetem à Hilux e à Ram. A dianteira é marcante, com grade frontal ampla e faróis grandes com tecnologia full led. Um destaque são os piscas dianteiros com luzes dinâmicas, aquele efeito sequencial de modelos premium.
A grade varia entre as versões: na Trail, a moldura é cinza fosco, enquanto na Exclusive, como esta avaliada, recebe acabamento cromado. As lanternas traseiras também são full led de série, com design vertical e assinatura luminosa em formato de “C”.

Lateral da Poer P30 (Foto: Divulgação/GWM)
Nas laterais, a picape exibe sua robustez com linhas marcadas e para-lamas salientes. A versão Exclusive traz rodas diamantadas de 19 polegadas com pneus 265/55 R19.
Motor turbodiesel com torque generoso
Nada de híbrido. A GWM equipou a Poer P30 com motor turbodiesel 2.4 de quatro cilindros, desenvolvido pela própria marca, que entrega 184 cavalos de potência e 49 kgfm de torque.
O mais interessante é a disponibilidade desse torque: 50% dele já está disponível a apenas 1.000 rpm, e o pico completo vem aos 1.500 giros. Isso significa força desde as rotações mais baixas, ideal para trabalho pesado, rebocagem e uso em baixa velocidade.
O motor trabalha associado à transmissão automática de 9 marchas, também desenvolvida e produzida pela própria GWM, com trocas suaves e eficientes.
Segundo o Inmetro, o consumo é de 9,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, garantindo autonomia entre 740 e 820 km com tanque cheio.
A tração é 4×4 convencional com três modos: 4×2 para uso normal em asfalto, 4×4 High para terrenos difíceis (até 80 km/h) e 4×4 Low com reduzida para off-road extremo (até 40 km/h). Conta ainda com bloqueio do diferencial traseiro, essencial para trechos pesados. A capacidade de reboque chega a 3.100 kg.
A suspensão foi calibrada especificamente para as condições brasileiras. Na dianteira, utiliza sistema independente de braços duplos, enquanto a traseira tem eixo rígido, configuração tradicional em picapes. Em avaliações em estradas de terra irregulares, o trabalho da suspensão impressiona pela boa absorção e alto nível de conforto.
Interior espaçoso e tecnológico

Interior da Poer P30 (Foto: Divulgação/GWM)
A primeira impressão ao entrar na cabine é de amplitude e modernidade. O interior é realmente espaçoso, beneficiado pelos 3,23 m de entre-eixos — 15 centímetros a mais que a Toyota Hilux —, proporcionando excelente espaço para as pernas dos passageiros traseiros.
No painel, o destaque são as duas telas full HD: uma de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos digital e outra imensa de 14,6 polegadas para a central multimídia, uma das maiores da categoria. O sistema conta com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
A versão Exclusive traz bancos em couro com aquecimento e resfriamento. O banco do motorista tem ajuste elétrico de 6 posições e o do passageiro, de 4 posições. O ar-condicionado digital é de duas zonas, e o painel apresenta acabamento soft touch acolchoado.
O volante multifuncional é revestido em couro, com ajuste de altura e profundidade. A versão Exclusive ainda traz paddle shifts para trocas manuais sequenciais. Há apoio de braço central, saídas de ar traseiras e várias tomadas USB pela cabine.
O sistema de som foi desenvolvido pela própria GWM e conta com seis alto-falantes mais amplificador dedicado. Segundo a fabricante, o isolamento acústico da cabine é de 2 a 4 decibéis mais silencioso que as concorrentes, o que faz diferença em viagens longas.
A Poer P30 oferece ainda chave presencial, botão de partida, acionamento remoto do motor e câmera com visão panorâmica de 360 graus.
Caçamba generosa e inteligente

Caçamba da Poer P30 (Foto: Divulgação/GWM)
A caçamba é outro destaque, oferecendo 1.248 litros de capacidade volumétrica, superando as principais rivais do segmento — a Hilux, por exemplo, oferece 1.000 litros.
Um detalhe exclusivo: a tampa da caçamba vem equipada com amortecedores, permitindo abrir e fechar com apenas uma mão e mínimo esforço. Além disso, tem travamento elétrico e suporta até 150 kg sobre ela.
A capacidade de carga na versão Exclusive é de 1.010 kg, atendendo bem tanto o uso profissional quanto o lazer.
Nas dimensões gerais, a picape mede 5.416 mm de comprimento, 2.107 mm de largura (considerando os retrovisores), 1.884 mm de altura e 3.230 mm de entre-eixos — 9 centímetros mais comprida que a Hilux.
Tecnologia e segurança de ponta
Um dos grandes diferenciais da Poer P30 é a quantidade de tecnologia embarcada. O aplicativo My GWM permite controlar diversas funções remotamente: trancar e destrancar, localizar a picape, ligar e desligar o motor, ativar o ar-condicionado e agendar climatização, além de verificar status de portas, janelas, travas, quilometragem, autonomia, combustível e pressão dos pneus.
A picape conta com sistema de condução semiautônoma de Nível 2+ (Adas 2), incluindo controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, aviso de saída de faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), assistência inteligente (ICA), assistente de curvas (TJA) e frenagem autônoma de emergência (AEB).
Também traz alerta e frenagem contra tráfego cruzado frontal, aviso de colisão traseira, detector de ponto cego com alerta visual nos retrovisores e sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).
De série, são seis airbags, sistema de assistência de frenagem, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa e controle de descida.
A estrutura conta com chassi de longarinas, padrão no segmento, mas com 99% de aço de alta resistência.
Preço e garantia competitivos

Foto: Divulgação/GWM
A GWM apostou numa estratégia agressiva. A Poer P30 Exclusive, topo de linha, sai por R$ 260 mil — quase R$ 100 mil mais barata que a Hilux topo de linha, com vantagem também sobre Ford Ranger Limited e Chevrolet S10 High Country, empatando com a Fiat Titano.
A garantia é a mais abrangente do mercado de picapes: 10 anos de fábrica, sendo que diversos itens têm 5 anos de cobertura sem limite de quilometragem. Para clientes CNPJ, a cobertura vai até 125 mil km; para pessoa física, 250 mil km.
Componentes como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e central multimídia têm garantia de 5 anos na Poer P30.
A GWM já passou de 100 concessionárias e oferece suporte 24 horas via app. Os custos de manutenção inicial são projetados para ficar 20% abaixo da média do segmento.
Produção nacional
As primeiras unidades que chegaram ao Brasil em setembro de 2024 vieram importadas da China, mas já há uma grande novidade: a GWM inaugurou sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A produção nacional da Poer já começou, com a promessa de manter na picape nacional o mesmo padrão dos modelos chineses.
Veredicto
A Poer P30 é ideal para quem procura uma picape média diesel com bom pacote de equipamentos, tecnologia de ponta, garantia prolongada e preço competitivo. Ela oferece mais tecnologia que as rivais tradicionais, com central multimídia gigante, conectividade via app, sistemas de assistência de Nível 2+ e acabamento caprichado na versão Exclusive.
O motor diesel 2.4, embora entregue menos potência que Hilux, Ranger e S10 topo de linha, compensa graças à disponibilidade de torque desde baixas rotações, mais importante no dia a dia. A transmissão de 9 marchas trabalha bem, mantendo o motor sempre na faixa ideal.
Pontos fortes: preço agressivo, tecnologia abundante, garantia líder de mercado, espaço interno generoso, caçamba grande e bem pensada, com respaldo de uma marca com experiência mundial em picapes.
Entre as ressalvas, a GWM ainda está construindo sua rede no Brasil, então pós-venda e disponibilidade de peças não estão no nível das marcas tradicionais, embora a empresa esteja investindo para atender à demanda. A marca ainda não tem o apelo e a tradição de Toyota, Ford ou Chevrolet no mercado brasileiro. O peso elevado, acima de 2.200 kg, pode comprometer a agilidade em uso urbano.
Para quem busca uma picape média diesel bem equipada e não quer gastar mais de R$ 300 mil, a Poer P30 é uma ótima opção. Ela oferece praticamente tudo que as rivais têm, às vezes até mais, por um preço significativamente menor.
A GWM mostrou que veio para ficar: trouxe fábrica para o Brasil, está investindo na rede de concessionárias e oferece a maior garantia do segmento. Claro que ainda há o desafio de conquistar a confiança do consumidor brasileiro, mas a Poer P30 mostra que a GWM não veio a passeio.
