Começo o texto desta semana com uma pergunta: você já ouviu falar do homem do carro amarelo? Essa figura icônica podia ser vista durante mais de três décadas especialmente na zona sul paulistana, sempre com estilo impecável e uma atitude impassível de quem aguardava o tempo passar.
Além disso estava sempre levemente encostado em um conversível amarelo que também gerava dúvida e curiosidade por parte dos transeuntes. Era uma Ferrari? Era um modelo da Lotus? Quem entende de carro já sabia que era o Farus, um fora-de-série que fez sucesso no mercado fechado no Brasil da época.
A história do homem do carro amarelo passa pelo professor de educação física João Antônio Lara Nunes. Na década de 70 ele aguardava sua esposa sair do trabalho ao lado de um buggy amarelo. Esse hábito do cotidiano fez com que ele gostasse da ideia de ser observado, especialmente em uma cidade grande como São Paulo onde as pessoas são praticamente invisíveis.
Foto: Renato Bellote
No Salão do Automóvel de 1988 ele deu um passo além. Após receber a herança de um parente falecido ele comprou o já citado esportivo criado em uma fábrica de Minas Gerais que por sua vez fundada por uma família de origem italiana e que dá origem ao nome: a família Russo.
E assim durante os anos seguintes ele roubou a cena da capital sempre observando o trânsito da cidade. Me lembro que cheguei a vê-lo incontáveis vezes Seja no miolo das avenidas Brasil, República do Líbano ou 9 de Julho. Sempre com paletó bem cortado e o cachorrinho de pelúcia que também chamava a atenção. E, claro, com a capota abaixada.
O Farus foi um fora-de-série que chegou ao mercado nos anos 70 e teve fases diferentes. E entre os modelos com essa característica ele trazia algumas muito especiais, entre elas o chassi próprio, um acabamento esmerado e também opções de motorização que começaram com propulsores Fiat, passaram por Chevrolet e terminaram com Volkswagen.
E esse clássico em questão foi recentemente restaurado pelo pessoal da Garage Brazil, a maior coleção de foras-de-série do país e mantida por verdadeiros apaixonados no interior de São Paulo. Em breve a ideia é gravar uma matéria com esse carro específico e eternizar a lenda do carro amarelo e o seu exótico proprietário. Até lá!