
Renault Kardian não será mais aceito nas categorias Comfort e Black (Foto: Divulgação/Renault)
A Uber anunciou que não vai mais aceitar alguns modelos de carros para as categorias Comfort e Black para o ano que vem. São eles: Caoa Chery Tiggo 3X, Citroën Basalt, Renault Kardian, Peugeot e-2008, JAC J3 Turin e iEV40, Hyundai Kona Hybrid. Essa medida passa a valer a partir de 5 de janeiro de 2026.
A decisão gerou revolta entre os motoristas que investiram recentemente na compra desses modelos e muitas vezes o mesmo carro atendia a dois aplicativos ao mesmo tempo, como Uber e 99. Perante a reação, a Uber afirmou em seu site que a exclusão dos carros acima citados foi feita a partir de pesquisas com usuários que apontaram pontos importantes na hora da escolha de suas viagens nas categorias Comfort e Black.
A partir do ano que vem, o ano mínimo para operar com os modelos Renault Duster, Honda City, VW Nivus é 2023 e para o VW Virtus, só poderão ser usados carros fabricados a partir de 2026.
Os carros da categoria Black devem manter o padrão com quatro portas, ar-condicionado e cores específicas como marrom, branco, azul-marinho, prata, cinza e preto. Isso para continuar entregando boa aparência e conforto. A nota mínima do motorista deve ser 4,85, ter feito mais de 100 viagens e ter experiência em outras categorias.
Para a categoria Comfort, o ano mínimo de fabricação do Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e VW Voyage é a partir de 2018 ou 2019 – dependendo da cidade. Para Fiat Argo e VW Polo, a partir de 2023.
Vale ressaltar que essas regras são para a cidade de São Paulo e que mudam de acordo com a cidade. Para entender como vai funcionar em cada cidade, consulte a tabela no site da Uber.
Uma sugestão seria que a Uber fizesse inspeção regularmente nos carros que credencia e oferecesse suporte aos motoristas para essa transição.