Foto: Divulgação/Fiat
O mercado de veículos teve alta de 9,16% em emplacamentos sobre o mês passado, foi o que revelou a Fenabrave e um dos motivos é que setembro teve um dia útil a mais e o que puxou os números para cima foi o mercado de motocicletas. Segundo o presidente da federação, Arcelio Junior, esse mercado continua a subir porque as motos tem um custo de propriedade competitivo e entregam mobilidade individual. Além disso, o mercado de entregas não para de crescer.
Outro setor que contribuiu para esse resultado positivo de vendas foi o de veículos comerciais leves, com a Fiat Strada sendo novamente a líder com 13.876 unidades emplacadas. Mas esse crescimento é menor do que foi projetado pela entidade, pois as taxas de juros continuam altas e isso afeta diretamente os financiamentos.
O segmento de automóveis e comerciais leves híbridos tem mostrado crescimento ao longo do ano e os carros híbridos continuam sendo os mais procurados por entregarem autonomia e consequentemente possibilidade de uso urbano e em estradas. Os carros elétricos tiveram também um discreto aumento no volume mas acredita-se que seja pelo fato de terem entrado novas marcas no país oferecendo essa tecnologia.
Os cinco carros mais vendidos de setembro foram: Fiat Strada, com 13.876 unidades emplacadas, VW Polo com 10.647 unidades emplacadas, Fiat Argo com 9.484 emplacamentos, Hyundai HB20 com 8.796 emplacamentos e VW Saveiro com 8.154 unidades emplacadas.
Entre os sedans pequenos, o Hyundai HB20S foi o líder em setembro com 3.883 emplacamentos. Em segundo lugar aparece o Fiat Cronos 1.606 unidades emplacadas.
Dentre os SUVs, o Hyundai Creta foi o mais emplacado nas vendas ao varejo no mês de setembro com 4.076 emplacamentos.
E a chinesa GWM alcançou um marco histórico no Brasil: emplacou pela primeira vez, desde que chegou no país, mais de 4 mil unidades em um único mês, incluindo os novos Haval H9 e a picape Poer P30.