Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Oficinas independentes querem mais espaço

por Fernando Calmon 07/09/2025
por Fernando Calmon 07/09/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Oficina mecânica

Foto: Sergey Meshkov/Pexels

O objetivo, sem dúvida, tem apelo. Oficinas independentes representadas pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e o Sindirepa Brasil decidiram em 2022 iniciar uma campanha pelo direito de escolha do proprietário de veículo em procurar uma concessionária ou uma oficina independente para revisar ou consertar seu veículo.

Nos EUA essa reivindicação começou há 13 anos e na Europa pouco depois, sem uma pacificação total. Porém, em outros aspectos os fabricantes não deixam de ter também sua razão. Não se trata apenas de segredos industriais envolvidos, que existem mesmo. Torna-se necessário organizar as informações e, em especial, dar acesso a recursos exigidos para diagnóstico de falhas eletrônicas. As concessionárias têm responsabilidades sobre estes dados e equipamentos, em geral caros, além de exigirem treinamentos específicos.

Os carros de hoje são bem mais complexos do que os do final do século passado. Treinar a mão de obra das 8.225 concessionárias filiadas à Fenabrave tornou-se um desafio e tanto. No entanto, afirma o Sindirepa-SP, existem 118.000 oficinas no Brasil. São 15 oficinas para cada concessionária. Organizar tudo isso exigiria muito tempo e investimentos de alta monta. Oficinas pequenas não dispõem de fôlego financeiro para adquirir aparelhos de diagnóstico sofisticados.

Há um projeto de lei na Câmara dos Deputados que obriga fabricantes e importadores a disponibilizar manuais de reparo, em site próprio, além de equipamentos de diagnósticos (hardware e software), com intuito de garantir condições para consertos em oficinas independentes. Se aprovado, ainda terá de ser avaliado pelo Senado.

Mais do que óbvio que tudo isso envolve custos. Mesmo com aprovação da lei, os preços definidos pelos fabricantes podem se tornar proibitivos para a grande maioria daquelas quase 120.000 oficinas. Os Sindirepas chamam atenção sobre dispositivos de segurança (firewall) nas centrais eletrônicas dos motores modernos. Isso aumenta as dificuldades de acesso aos diagnósticos sem os quais reparações ou consertos não podem ser executados de forma adequada.

Impasse difícil de solucionar.

・ Fenabrave comemora 60 anos e seu congresso anual avança

O 33º Congresso & ExpoFenabrave realizado em São Paulo (SP) se consolidou como o segundo maior evento mundial do setor de distribuição de veículos automotores e o maior da América Latina. Perde apenas para o evento da congênere NADA, nos EUA. Este ano em que a entidade completa 60 anos foram 12 mil participantes inscritos e 200 marcas expositoras. Arcélio Alceu Jr., presidente da Fenabrave, destacou o aumento de mais de 20% sobre o público do ano passado, sem considerar os visitantes apenas da feira.

Quanto às projeções de vendas, o mercado deve crescer menos em 2025 do que o previsto, segundo a entidade. A revisão aponta que serão 2,75 milhões de unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em vez de 5% de expansão, o avanço será de 4,4% sobre 2024. Recuo deve-se ao mercado de caminhões bastante dependente do PIB e do crédito. “A taxa de juros, puxada pela Selic, chegou muito forte ao segmento”, apontou Alceu Jr.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou em palestra na abertura do Congresso da Fenabrave que a taxa Selic permanecerá elevada por mais tempo. “Foi descumprida a meta de inflação em 2024 e de novo em 2025. Isso exige uma política monetária mais restritiva”, afirmou com razão.

Com a chegada de novas marcas ao mercado brasileiro, principalmente chinesas, foram abertas 1.225 novas concessionárias, que agora somam 8.225 e elevam para 58 o número de associações de marca filiadas à entidade. A regulação entre concessionárias e fabricantes é feita pela Lei Renato Ferrari, de 1979. Por incrível que pareça, a constitucionalidade desta lei até hoje está para ser julgada pelo STF. Não se espera nenhuma surpresa, mas a BYD, por exemplo, tentou substituir o regime de concessão previsto na lei atual por uma simples representação comercial, contudo recuou.

carrosmanutençãomecânicaoficinasindirepa
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

Anterior
Preço e off-road são destaques do GWM Tank 300
Próximo
Novo Audi Q3 será produzido no Paraná

Você também pode gostar...

Novo Audi Q3 será produzido no Paraná

Preço e off-road são destaques do GWM Tank 300

Ingressos para o Salão do Automóvel já estão à venda

Vendas de veículos leves desaceleram em agosto; confira o ranking

Carro Sustentável tem preços e alcance insustentáveis

Volkswagen Golf x avião: um duelo inusitado

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Novo Audi Q3 será produzido no Paraná

Preço e off-road são destaques do GWM Tank 300

Ingressos para o Salão do Automóvel já estão à venda