
Novo Q3 (Foto: Divulgação/Audi)
A Audi do Brasil anunciou a produção do novo Audi Q3 na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a partir de 2026.
A fábrica passou por reformas para receber novos equipamentos e adaptar sua infraestrutura, com o objetivo de oferecer produtos compatíveis com padrões globais.
A produção na unidade começou em 1999 com o Audi A3, interrompida em 2006, mas retomada em 2015 com o Audi A3 Sedan e, desde 2016, com o Q3 e Q3 Sportback, que atualmente são produzidos na planta.
A marca, trazida por Ayrton Senna, celebra 30 anos no País e se prepara para lançar 13 novos produtos em 2025 e diversos outros em 2026.
・ Carregadores em garagens: impasse
A ABVE, que reúne veículos eletrificados, reconheceu pontos positivos na Diretriz da Ligabom sobre garagens com carregamento de veículos elétricos, mas criticou sua aplicação. A principal queixa é que o documento impõe medidas caras, como a instalação de sprinklers em toda a garagem.
Para a entidade, é discriminatório, pois penaliza a eletromobilidade e desconsidera os riscos de veículos a combustão, causa da maioria dos incêndios em estacionamentos. A associação também aponta erros técnicos, prazos inviáveis e a falta de alinhamento com propostas de consenso feitas por outras entidades do setor.
