
Nissan Aryia (Foto: Divulgação/Nissan)
A partir deste mês, uma frota de veículos 100% elétricos Nissan começará a rodar pelo Brasil, mas nenhuma unidade será, por enquanto, vendida ou alugada.
Cerca de 100 unidades do elétrico Nissan Ariya chegam para contribuir com o Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologias da marca.
O objetivo é realizar avaliações em uso real, em diferentes estados, em vez de testes controlados, acelerando a coleta de dados.
O Nissan Ariya virá em quatro versões diferentes, que serão usadas como carros comuns por concessionários e funcionários, além de ações especiais da empresa.
Esses veículos fornecerão informações para o desenvolvimento de tecnologias e soluções de eletrificação, apoiando a Nissan na definição de futuras estratégias de mobilidade elétrica, segurança e entretenimento no Brasil.
Como é o Ariya
Interior do Nissan Aryia (Foto: Divulgação/Nissan)
Por dentro, o painel tem telas integradas que totalizam 24,6 polegadas, head-up display, um carregador de celular num local diferente e que o deixa oculto, console central deslizante e assoalho plano, entre outros.
Por ser o Nissan elétrico mais tecnológico que existe no mundo, o Ariya, produzido no Japão, traz o sistema ProPilot 2.0 de condução semiautônoma que permite até dirigir sem as mãos, mas ele não vai ser habilitado no Brasil porque nossa legislação não permite.
Ele é um SUV médio, de 4,59 metros de comprimento (rodas de 19 polegadas) e seus 2,77 metros de entreeixos o tornam bem espaçoso com generoso porta-malas de 460 litros.
Nissan Aryia (Foto: Divulgação/Nissan)
Das quatro configurações disponíveis, dirigi a versão Engage+ e4orce de tração integral, 394 cavalos de potência e 61 kgfm de torque que o tornam um foguetinho: ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos.
A bateria é de 91 kWh e baseado no modelo americano calcula-se em torno de 350 km de autonomia.