
Fiat Argo Drive AT 2026 (Foto: Divulgação/Stellantis)
Desde a implementação do programa do Governo Federal que eliminou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos mais econômicos e ecológicos, iniciada em 11 de julho deste ano, o mercado automotivo brasileiro apresentou um avanço significativo nas vendas, com aumento geral de 14,2%.
Entre os modelos, o Argo, da Fiat, destacou-se com uma elevação próxima a 40% nas vendas. Passando de 7.235 unidades comercializadas em junho para 9.966 em julho, o hatch compacto ganhou fôlego, especialmente após a redução de preço de R$ 8 mil na versão básica Drive 1.0 manual, que agora custa R$ 86.990. Essa performance colocou o Argo na segunda posição dos carros de passeio mais vendidos no país no acumulado do ano até julho, com mais de 54 mil unidades, atrás apenas do Polo, da Volkswagen.
Os veículos com motor 1.0, que foram os principais contemplados pela medida, registraram crescimento de 13% na comparação com junho, e alta de 11,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O Polo, da VW, também obteve crescimento, saltando de 11.492 para quase 13 mil unidades vendidas, aumento de 12,6%. O preço do hatch caiu em R$ 11.410, reforçando a liderança de vendas do modelo, que ultrapassou as 70 mil unidades no ano, graças também a promoções adicionais além da isenção do IPI.
Já o Renault Kwid e o Fiat Mobi, ambos com toda a linha incluída na isenção fiscal, tiveram resultados distintos. O Mobi, que teve descontos de até R$ 13 mil, elevou seus emplacamentos de 6.347 para 8.099 unidades, aumento de 27%. Por outro lado, o Kwid, apesar de ter recebido redução ainda maior no preço (até R$ 13.400), teve uma retração de quase 30%, passando de 5.324 para 3.726 unidades vendidas. A versão Zen do Kwid permanece como a opção mais barata do mercado, custando R$ 67.290.
No caso da Hyundai, o cenário foi inverso: o sedã com desconto de até R$ 9 mil na versão Comfort Plus teve alta de 17% nas vendas, enquanto o hatch, mesmo com preço reduzido para R$ 83.990, teve queda de 20%, ficando em 12º lugar no ranking dos mais vendidos.
A Chevrolet aproveitou a isenção para acelerar a saída dos estoques da linha Onix antes do lançamento dos novos modelos. O hatch registrou crescimento de 13%, vendendo 7.689 unidades em julho contra 6.782 em junho. Já a versão sedã apresentou queda de 11%, com 3.108 veículos emplacados em julho.
Veja o ranking:
・ Fiat Argo: 9.966 x 7.235 (+37%)
・ Volkswagen Polo: 12.940 x 11.492 (+12,6%)
・ Renault Kwid: 3.726 x 5.324 (-29%)
・ Fiat Mobi: 8.099 x 6.347 (+27%)
・ Hyundai HB20: 5.519 x 6.917 (-20%)
・ Chevrolet Onix (hatch): 7.689 x 6.782 (+13%)