Foto: REUTERS/David W Cerny
Em julho, os emplacamentos de veículos leves tiveram crescimento de 13,7% em relação a junho e 1,18% diante de julho de 2024. Nos sete meses do ano, os veículos leves tiveram evolução de 4,37% em comparação ao mesmo período de 2024.
O Polo superou a Strada por uma diferença de apenas 45 unidades, mas na soma do ano a picape da Fiat continua liderando as vendas.
Os emplacamentos consolidados indicam que carros mais caros estão em bom ritmo de vendas.
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a julho de 2025 (Fonte: Fenabrave)
Modelo | Unidades |
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1º Fiat Strada | 75.592 |
2º Volkswagen Polo | 70.155 |
3º Fiat Argo | 54.432 |
4º Volkswagen T-Cross | 53.551 |
5º Hyundai HB20 | 42.392 |
6º Chevrolet Onix | 42.078 |
7º Fiat Mobi | 41.329 |
8º Hyundai Creta | 39.032 |
9º Toyota Corolla Cross | 36.955 |
10º Honda HR-V | 36.086 |
Nem com isenção de IPI modelos ‘decolam’
O incentivo do governo, com a isenção de IPI para 25 versões 1.0 do programa Carro Sustentável iniciado em julho, impactou nas vendas, embora modelos mais baratos, como o Renault Kwid e o Hyundai HB20 tenham apresentado retração de emplacamentos.
A performance do Chevrolet Onix foi ambígua, pois coincidiu com sua renovação de linha, dificultando determinar a influência do programa ou da novidade. A Fiat destacou-se ao registrar alta em seus modelos participantes, assim como a Volkswagen, que também apresentou crescimento, embora menor.
Em um cenário de juros elevados e crédito restrito, veículos de entrada, normalmente destinados a consumidores com menor poder aquisitivo, tiveram desempenho relativamente melhor, mérito de Fiat e Volkswagen. O programa deve seguir até dezembro de 2026, proporcionando maior tranquilidade para os consumidores planejarem suas aquisições.
Fiat Argo teve crescimento de 37,7%, Fiat Mobi (27,6%), Chevrolet Onix (13,4%), Volkswagen Polo (12,6%). Já Hyundai HB20 recuou -20,2% e o Renault Kwid, -30%.