Geely EX5 (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
A gigante marca chinesa Geely chegou ao Brasil e não veio despreparada. Ela foi fundada em 1986 e iniciou suas atividades na indústria automotiva em 1997. Ao longo do tempo, o grupo foi adquirindo marcas famosas como Volvo Cars, Lotus, Smart, Zeekr, LYnk&Co, Polestar e lançou a própria Geely.
Os números são gigantes. No primeiro semestre desse, ano vendeu no mundo 1,93 milhões de unidades da holding e tem oito subsidiárias nos cinco continentes.
Seus produtos são diferenciados, de luxo, com muita tecnologia e desempenho. E apresentou aqui no Brasil o Geely EX5, um SUV 100% elétrico com bateria integrada à estrutura da carroceria que proporciona menor altura no assoalho oferecendo conforto aos ocupantes do banco traseiro.
O motor entrega 218 cv de potência, com 32,6 kgfm de torque e faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Tudo isso entrega uma autonomia de até 413 km, (INMETRO) na versão PRO, vem com wallbox (de corrente alternada) que demora 6h06m para carregar 100%. O carregamento rápido, feito em carregadores de corrente contínua é feito em 20 minutos para chegar a 80% de carga.
Traseira do Geely EX5 (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
O conforto é facilmente sentido devido ao entre-eixos de 2,75 mm de comprimento, permitindo 67,2% de taxa de utilização do espaço interno.
O porta-malas oferece 461 litros de capacidade (VDA) e com os bancos rebatidos esse valor sobe para 1.877 litros. O interior é clean, tem linhas retas e uma central multimídia de alta definição de 15,4″ com sistema de assistente de voz “Olá Geely”, com mais de 200 comandos de voz, que atende rapidamente aos comandos.
Porta-malas de 461L com três níveis de assoalho (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
Para o motorista, na versão de topo, existe o HUP (head-uo display), que projeta no vidro as principais informações para que o motorista não desvie o olhar da direção. Traz sistema de som premium, com dois alto-falantes no encosto de cabeça, além de cinco alto-falantes de médio alcance e um pacote completo de sistema ADAS de segurança, inclusive com aviso de abertura de portas.
Interior do Geely EX5 (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
Pude dirigir o Geely EX5 em terrenos mal asfaltados e também em solo liso e gostei bastante da suspensão, além do conforto absoluto dos bancos, que, além de serem elétricos (dianteiros), oferecem ventilação e seis modos de massagem. Para os passageiros que sentam atrás o conforto também é muito grande, com bom espaço para pernas e cabeça.
É oferecido em duas versões, a Pro, que custa R$ 205.800 e a Max que custa R$ 225.800 e oferece a mais o pacote ADAS, head-up display, rodas de liga-leve 19″, teto solar panorâmico e câmeras 360º. Os 300 primeiros pedidos on-line vão ter acesso a condições especiais, onde a versão de entrada poderá ser adquirida com 10 mil reais de desconto, ou seja, R$ 195.800.