
Gol Endurance 2002 e Golf GTI Competição 1999, novidades na Garagem VW (Foto: Portal Carsughi)
A Volkswagen é a única fabricante de carros no Brasil a ter um acervo de clássicos preservado e aberto à visitação, localizado na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 2022, cresce a cada ano e inova. Em 2023 lançou o Certificado de Veículos Clássicos, que cuida de certificar a autenticidade dos carros dos colecionadores, em 2024 lançou o Podcast e esse ano ampliou a área da exposição com mais 400 m² pra abrigar 13 automóveis entre esportivos, protótipos e carros-conceito.
E depois do sucesso da iniciativa, a Volkswagen abriu a visitação ao público, através de inscrições pelo site da marca e rapidamente os horários se esgotaram para esse ano. A visita consiste num tour pela fábrica com duração aproximada de 2h30 e contempla os principais pontos do processo de fabricação dos veículos, como Estamparia, Armação e Montagem Final. No circuito, o visitante terá acesso à Garagem Volkswagen.
E na garagem estão as relíquias que contam a história da marca no Brasil, com carros icônicos como a Brasília 1974, com pouco mais de 46 mil km rodados, na cor Vermelho Rubi, a Kombi série prata 2005, com o lendário motor boxer refrigerado a ar, com destaque para o revestimento exclusivo dos bancos e o logotipo “Kombi Série Prata Limited Edition” ao lado do velocímetro. Havia também vidros verdes e desembaçador do vidro traseiro. A unidade do acervo foi retirada da linha de montagem e nunca emplacada. Ela pertence, ainda, ao último lote dos modelos arrefecidos a ar.
Mais um ícone é o Golf GTI Competição 1999, foi criado inspirado nas corridas europeias mas nunca foi lançado ao público. Com a pintura personalizada em prata e faixas azuis largas, o modelo ostenta o número “17” em homenagem à Ala 17 da Planta Anchieta, onde o time responsável pelo desenvolvimento da máquina trabalha. Suas rodas de 16 polegadas foram importadas da Volkswagen Motorsport. O modelo possui o mesmo conjunto motor/transmissão do GTI de série: motor 1.8 20V que entrega 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com escape direto da saída da turbina e bocal na lateral esquerda do veículo
O Gol Endurance 2002 apareceu no Salão do Automóvel de 2002 que tinha como missão bater o recorde mundial de Endurance e ele estabeleceu, às 12h23 do dia 15 de janeiro de 2003 a marca de 25 mil km rodados no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. O trecho definido para o recorde foi o anel externo do circuito, com 3.108 metros de extensão.
Outro sucesso da marca que vale visitar é a série do Polo que completou 50 anos. E para os saudosistas, uma belíssima exposição com VW TL 1600, Variant, Santana, Apollo e, pra mim, particularmente fascinante é o Passat GTS vermelho, que mexe muito com minha memória afetiva.
Enfim, se você teve um VW vale a pena visitar, e se não teve, é no mínimo uma aula da história do Brasil e da indústria automotiva.