
Porsche dominou as sessões de treino livre da sexta-feira das 6 Horas de São Paulo (Foto: Paulo Abreu)
A sexta-feira marcou o início das atividades das 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa do calendário de 2025 do Mundial de Endurance da FIA (WEC). Sob uma temperatura mais amena, as equipes colocaram pela primeira vez no fim de semana os carros na pista do Autódromo de Interlagos para os dois primeiros treinos livres. Na classe Hypercar, o destaque ficou com a Porsche, enquanto na LMGT3, as equipes Akkodis e Racing Spirit of Leman se alternaram no topo da tabela.
No TL1, o Porsche #6 da dupla Kévin Estre e Laurens Vanthoor mostrou força desde o início, confirmando na bandeirada a primeira colocação. E apesar deste circuito não favorecer a Ferrari, atual líder do campeonato, só 0.084s separaram o carro #50 da liderança da sessão. A BMW #20 completou o top 3.
“O TL1 foi bom para nós. Estivemos bem logo de cara. O Laurens fez a volta mais rápida e seguramos durante a sessão, mas ainda precisamos melhorar um pouco aqui e ali”, disse Kévin Estre ao Portal Carsughi. “Ontem, durante a caminhada na pista, vimos que o pessoal que repavimentou a pista fez um bom trabalho, porque a pista parece estar lisa. Definitivamente, o asfalto ainda está bem aberto, o que significa que é bastante abrasivo para os pneus, então ainda há bastante degradação, e também é uma pista cheia de curvas. Teremos que levar isso em consideração.”
Na classe LMGT3, a equipe Akkodis ASP dominou o treino, finalizando com o carro #87 em primeiro e o #78 na segunda colocação.
No fim da tarde, durante o TL2, a Porsche maximizou seu resultado: o carro #6 seguiu no topo da tabela e, para somar, o carro #5 de Julien Andlauer e Michael Christensen garantiu a segunda colocação, com apenas 1 décimo de segundo entre eles. A BMW voltou a figurar no top 3, mas dessa vez com o carro #15.
O carro #10 do brasileiro Eduardo Barrichello garantiu a liderança da classe LGMT3 no TL2 (Foto: Paulo Abreu)
E quem também garantiu um bom resultado foi o brasileiro Eduardo Barrichello, que ao lado dos pilotos Anthony Mcintosh e Valentin Hasse-Clot, levou a Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman à liderança da segunda sessão de treinos. Os carros da Akkodis ASP mantiveram o bom desempenho e fecharam o dia na segunda e terceira posição.
As atividades das 6 Horas de São Paulo continuam nesse sábado pela manhã, com o Treino Livre 3 marcado para 10h10 e no período da tarde, a classificação, com início às 14h45.