
Dudu Barrichello cravou a pole position da classe LMGT3 para as 6 Horas de São Paulo (Foto: Paulo Abreu)
A classificação das 6 Horas de São Paulo, que aconteceu na tarde desse sábado no Autódromo de Interlagos, levou à pole position do brasileiro Eduardo Barrichello na classe LGMT3 e da Cadillac de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens na classe Hypercar.
Na LMGT3, a Hyperpole, onde só os carros que marcaram os dez melhores tempos disputam a pole, foi bastante disputada até o final da sessão, mas o carro #10 da Racing Spirit of Leman, que Barrichello divide o volante com Anthony McIntosh e Valentin Hasse-Clot, levou a melhor.
A bordo do Aston Martin, Dudu, como é mais conhecido, cravou uma volta de 1:33.867, com um gap apertado de 0.024s para o segundo colocado, o Akkodis ASP #87. O ritmo forte que o carro do piloto brasileiro vinha mostrando desde sexta-feira se confirmou, garantindo a largada na ponta.
“Hoje o Tony fez um trabalho excepcional e conseguiu passar a gente para a Hyperpole pela segunda vez na temporada. […] Eu acho que a volta foi muito boa”, comentou Dudu durante a coletiva de imprensa. “Eu acho que isso só mostra o potencial do nosso Aston Martin. Poder estar em casa, poder ter meus primos, minha família, minha mãe, principalmente, é sensacional.”
Na classe Hypercar, a classificação aconteceu sem intercorrências. A Cadillac #12 mostrou um ritmo forte logo de cara, passando para a próxima sessão na primeira posição. A surpresa foram os carros da Peugeot, que não vinham andando bem durante os treinos, mas garantiram a vaga para a Hyperpole nas segunda e terceira posições..
Entre as Ferrari, a única que pôde disputar a pole foi o carro #83 da AF Corse, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2025. As outras duas tiverem que se contentar com o 14º e 17º lugares.
Alex Lynn levou o Cadillac #12 à pole position na classe Hypercar (Foto: Paulo Abreu)
Na parte final da sessão de classificação, a Cadillac #12 de Alex Lynn garantiu a pole, com o outro carro da equipe vindo logo atrás. No entanto, este foi punido por um impedimento na curva 12 e caiu para a terceira colocação. Com isso, quem larga da segunda posição será o Porsche #5.
Nas posições subsequentes, vale destacar o Peugeot #94 se classificando na quarta colocação, o Porsche #6 – que liderou os treinos livres da sexta-feira – na sexta colocação e a AF Corse #83 na nona colocação.
“Os desafios aqui em Interlagos são muito, muito grandes. Apesar de ser uma pista relativamente curta, as características do circuito são bastante complicadas. É muito fácil perder tempo de volta, não é fácil acertar o acerto do carro. Estivemos aqui no ano passado, sabemos que será um grande desafio para nós”, disse Kubica, piloto do carro #83 e vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2025, ao Portal Carsughi. “Acho que será uma corrida complicada. Como sempre, vamos com a mesma atitude: tentar extrair o máximo de nós mesmos e tentar levar para casa o maior número de pontos possível.”
O carro vencedor de Le Mans 2025, AF Corse #83 (Foto: Paulo Abreu)
Para a corrida desse domingo, alguns pilotos destacaram as condições do asfalto e gerenciamento de pneus como o elemento decisivo.
“Esperávamos que, com o novo recapeamento da pista, tivéssemos um pouco mais de aderência, mas não parece que foi assim. Então, para a corrida, será difícil para os pneus, o que já tinha sido um problema no ano passado”, disse Giovinazzi, piloto da Ferrari #51.
A largada das 6 Horas de São Paulo está marcada para às 11h30 deste domingo.