
Largada das 6 Horas de São Paulo (Foto: Paulo Abreu)
Nesse domingo, o Autódromo de Interlagos recebeu as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Com duas classes em ação – Hypercar e LMGT3 -, 36 carros e 101 pilotos foram para a pista disputar a prova que teve seu contrato renovado até 2033.
Quem levou a melhor foi a equipe Cadillac, que fez uma dobradinha nos hipercarros, com o carro #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens se consagrando campeão. Já na GT3, a Lexus #87 foi inegavelmente mais rápida e levou a melhor, mas a disputa mais emocionante ficou para as voltas finais, levando a Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman, carro de Dudu Barrichello, ao terceiro lugar do pódio.
A largada foi movimentada em ambas as classes. O Cadillac #12 conseguiu manter a liderança apenas nas primeiras curvas entre os hipercarros, mas foi ultrapassado ainda na primeira volta pelo Porsche #5.
Algum tempo depois, o carro #12 recebeu uma punição de drive through por uma infração na pressão dos pneus, que foi cumprida imediatamente. O desfecho não foi tão dramático, já que ocupava a segunda colocação e caiu poucas posições na tabela.
Foto: Paulo Abreu
Na largada da classe LMGT3, o pole position Aston Martin #10, pilotado por McIntosh, também conseguiu segurar a posição, mas o Lexus #87 vinha logo atrás com um bom ritmo e com pouco mais de 15 minutos de prova, avançou para a ponta.
Completada a primeira hora de corrida, após todas as paradas nos boxes, o Porsche #5 liderava na classe Hypercar e o Lexus #87 sustentava a ponta da LMGT3.
Na LMGT3, a Aston Martin #10 foi tocada pela BMW #31 do brasileiro Farfus. O carro rodou e perdeu cinco posições, ficando fora do top 10 naquele momento.
Enquanto isso, a disputa pela liderança dos hipercarros foi se intensificando. O Porsche #5 foi perdendo rendimento em relação aos Cadillac e foi superado pelo #38, que assumiu a ponta.
Chegando à metade da prova, Dudu Barrichello, agora no volante da Aston Martin #10, pouco a pouco escalava o grid da LMGT3 após o toque que sofreu. O carro #87, que liderava a prova com uma boa vantagem, cumpriu uma punição de drive through e voltou à pista na mesma posição.
Foto: Paulo Abreu
Entrando nas horas finais, o Cadillac #12 voltou a assumir a liderança dos Hypercars, seguido de perto pelo #38 para fazer a dobradinha da marca. Nos últimos giros, o Porsche #5 pressionou e ainda tentou se colocar entre os dois, mas não conseguiu e ficou em terceiro lugar.
O Lexus #87 da Akkodis ASP manteve a primeira posição na LMgT3, mas a verdadeira emoção ficou na briga pelos outros lugares do pódio nos 15 minutos finais. O Corvette #81 subiu para segundo com uma ultrapassagem sobre o Porsche #85 da Iron Dames, pilotado por Michelle Gatting. Logo depois, Dudu Barrichello, na quarta posição e a bordo da Aston Martin #10, começou a se aproximar e com uma bela manobra, garantiu a terceira colocação em casa, diante da torcida brasileira que vibrou muito nas arquibancadas com o resultado.
Foto: Paulo Abreu
Apenas três carros não completaram a corrida, todos da GT3: os dois Ford Mustang da Proton Competition e a Mercedes-AMG #61 da Iron Lynx. Também vale destacar que essa é a primeira corrida da temporada que não foi vencida por uma Ferrari na classe Hypercar. A equipe italiana já previa uma corrida difícil em Interlagos, mas o resultado foi muito aquém do esperado, já que os carros #50 e #51 não finalizaram nem mesmo na zona de pontuação.
No campeonato, a Ferrari segue liderando, com 175 pontos contra 120 pontos da Cadillac. A terceira colocada atualmente é a Porsche, com 111 pontos.
A próxima etapa do campeonato será disputada nos Circuito das Américas (COTA), no Texas, de 5 a 7 de setembro.