
Renault Boreal (Foto: Divulgação/Renault)
Aposta firme da marca francesa para mercados da América Latina, Turquia, Oriente Médio e Norte da África, o novo SUV Boreal começa a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) e estreia prevista para o último trimestre. Três versões com preços estimados de R$ 180.000 a R$ 240.000. Alvos principais: Corolla Cross, Compass e Taos.
Estilo da dianteira avançado tem várias divisórias, faróis LED, rodas de 19 pol. de desenho ousado, teto solar e pintura do teto em preto. Já a parte traseira, propositalmente discreta, é seu melhor ângulo.
Dimensões generosas: 4.556 mm de comprimento, 2.702 mm de entre-eixos, 1.841 mm de largura e 1.640 mm de altura. Porta-malas surpreende pelos 522 L e chega a 1.279 L, ao rebater o banco traseiro. A arquitetura do Boreal prevê versão flex semi-híbrida de 48 V. Todavia, estreia com o conhecido motor 1,3 L turbo flex, injeção direta, 163 cv (E) e 156 cv (G); 27,5 kgf·m (E) e 25,5 kgf·m (G). Rivais diretos da Toyota e Jeep entregam potência maior (175 cv e 176 cv com etanol, respectivamente). Porém, o Compass tem massa 166 kg maior que o novo SUV da Renault, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 s contra 10,3 s do rival. No Boreal, câmbio robotizado automático de duas embreagens em banho de óleo.
Renault Boreal (Foto: Divulgação/Renault)
O novo SUV é o primeiro Renault fora da Europa com o Google Automotive Service e integração total com Google Maps e Play. Há duas telas integradas de 10 pol. para instrumentos e multimídia; sistema de som Harman Kardon Premium. Outro destaque: permite configurar o comportamento dinâmico em cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Perso e o novo Smart. Este último adapta automaticamente motor, direção, acelerador ao estilo de direção e tipo de trajeto para uma experiência mais intuitiva.
Destaque especial para 24 sistemas de assistência ao condutor (ADAS). Além de frenagem autônoma de emergência, há alerta de abertura segura das portas e controle de cruzeiro adaptativo com função para-e-anda. Em todas as versões, faróis são de facho adaptativo e comutação automática alto e baixo.